ENSINO DE ARTE: UM EXERCÍCIO SOBRE A LUZ E A SOMBRA COMO EXPERIÊNCIA POÉTICA EM SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630322019054Resumen
A presente pesquisa teve como objetivo revelar as potencialidades do educador e do aluno, adquiridas por meio das experiências poéticas em sala de aula e, assim, evidenciar a relevância da Arte na educação. O estudo foi aplicado nas turmas de 1º ano do Ensino Fundamental I (seis anos) de uma escola privada no interior do estado de São Paulo, enfatizando o conteúdo abordado sobre a luz e a sombra, ocorrido no terceiro trimestre no ano com duração de doze aulas. Ancoramos nossa reflexão em John Dewey, Lev Vygotsky, Ana Mae Barbosa, Ana Angélica Albano, Rosa Iavelberg.Descargas
Citas
ARSLAN, Luciana Mourão; IAVELBERG, Rosa. Ensino de Arte. São Paulo: Thompson, 2006.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002.
DERDYK, Edith. O desenho da figura humana. São Paulo: Scipione, 1990. 174p. Série Pensamento e ação no magistério.
DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 1980.
IAVELBERG, Rosa. Desenho na Educação Infantil. São Paulo: Melhoramentos, 2013.
PRATES, Valquíria; SANT’ANNA, Renata. O olho e o lugar: Regina Silveira. São Paulo: Paulinas, 2009.
PRÍNCIPES e Princesas. Direção e Criação: Michel Ocelot. França: Dolby Digital, 1999. (70 min). DVD.
SMITH, Edward Lucie. Arte Moderna. História da Arte e crítica de arte In: BARBOSA, A. M. (org). Arte/Educação Contemporânea: Consonâncias Internacionais. São Paulo: Cortez, 2005. Parte 1, cap. 1, p.25-39.
SMOLKA, Ana Luiza. Criação e Imaginação. In: VIGOTSKI, Lev S. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico: livro para professores. Trad. Zoia Prestes. Apresentação e omentários: Ana Luiza Smolka. São Paulo: Ática, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
-
Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia CreativeCommonsAttribution 4.0 Internacional, que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
- Plagio, en todas sus formas, constituye un comportamiento anti-ético de publicación y es inaceptable. Esta revista utiliza el software iThenticate de control de semejanza".