ENSINO DE ARTE: UM EXERCÍCIO SOBRE A LUZ E A SOMBRA COMO EXPERIÊNCIA POÉTICA EM SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630322019054Abstract
A presente pesquisa teve como objetivo revelar as potencialidades do educador e do aluno, adquiridas por meio das experiências poéticas em sala de aula e, assim, evidenciar a relevância da Arte na educação. O estudo foi aplicado nas turmas de 1º ano do Ensino Fundamental I (seis anos) de uma escola privada no interior do estado de São Paulo, enfatizando o conteúdo abordado sobre a luz e a sombra, ocorrido no terceiro trimestre no ano com duração de doze aulas. Ancoramos nossa reflexão em John Dewey, Lev Vygotsky, Ana Mae Barbosa, Ana Angélica Albano, Rosa Iavelberg.Downloads
References
ARSLAN, Luciana Mourão; IAVELBERG, Rosa. Ensino de Arte. São Paulo: Thompson, 2006.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002.
DERDYK, Edith. O desenho da figura humana. São Paulo: Scipione, 1990. 174p. Série Pensamento e ação no magistério.
DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 1980.
IAVELBERG, Rosa. Desenho na Educação Infantil. São Paulo: Melhoramentos, 2013.
PRATES, Valquíria; SANT’ANNA, Renata. O olho e o lugar: Regina Silveira. São Paulo: Paulinas, 2009.
PRÍNCIPES e Princesas. Direção e Criação: Michel Ocelot. França: Dolby Digital, 1999. (70 min). DVD.
SMITH, Edward Lucie. Arte Moderna. História da Arte e crítica de arte In: BARBOSA, A. M. (org). Arte/Educação Contemporânea: Consonâncias Internacionais. São Paulo: Cortez, 2005. Parte 1, cap. 1, p.25-39.
SMOLKA, Ana Luiza. Criação e Imaginação. In: VIGOTSKI, Lev S. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico: livro para professores. Trad. Zoia Prestes. Apresentação e omentários: Ana Luiza Smolka. São Paulo: Ática, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
a. Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International License, which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b. Plagiarism, in all its forms, constitutes unethical publication behavior and is unacceptable. This magazine uses iThenticate similarity control software.