A modelagem por trás dos moldes: experiências em sala de aula

Autores/as

  • Márcio Soares Lima IFMA - Instituto Federal do Maranhão
  • Lucilene Rodrigues da Silva
  • Jandeina Maria Barbosa Uchôa
  • Raquel Gomes Noronha Universidade Federal do Maranhão - UFMA

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630312019113

Resumen

O objetivo deste artigo é identificar, analisar, confeccionar e testar os roteiros de confecção de moldes que são apresentados por autores nos cursos de vestuário, com o intuito de tornar um aprendizado mais acessível e dinâmico. A dificuldade de didática nas disciplinas de modelagem reuniu professores do IFPI e IFMA com a intenção de refletirem sobre essas práticas. As ferramentas metodológicas utilizadas na pesquisa foram entrevistas e grupo focal, com alunos e professores envolvidos no contexto. Encontramos, como resultados preliminares de uma pesquisa em andamento, discrepâncias de entendimentos dos roteiros, interpretações variadas no passo a passo, além de identificarmos folgas de grande proporção no molde básico. Essas características nos impulsionam a continuarmos a pesquisa e desejarmos entender as dificuldades e facilidades de cada roteiro de confecção de moldes propostos aos estudantes da área de vestuário.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Márcio Soares Lima, IFMA - Instituto Federal do Maranhão

Mestre em Design pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2018). Especialista em Gestão e Stylist de Moda pela Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí (2013). Graduado em Design de Moda pela Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí (2010). Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Piauí -UFPI (2006). Atualmente é Professor EBTT, na área de Produção e Vestuário e Moda do Instituto Federal do Maranhão - IFMA.

Raquel Gomes Noronha, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutora em Ciências Sociais, professora da Universidade Federal do Maranhão nos cursos de Design

Citas

ABLING, Bina. Moulage, modelagem e desenho: prática integrada. Porto Alegre: Bookman, 2014

BEDUSCHI, Danielle Paganini; ITALIANO, Isabel Cristina. Descrição e análise da evolução dos métodos e obras de modelagem plana no Brasil: de 1960 aos dias atuais. Revista de Design, Inovação e Gestão Estratégica: Revista de Design, Inovação e Gestão Estratégica, São Paulo, v. 4, n. 2, p.1-20, 2 ago. 2013. Disponível em: < http://www2.cetiqt.senai.br/ead/redige/index.php/redige/article/viewFile/203/250 >. Acesso em: 25 ago. 2016.

BEZERRA, Germana Maria Fonenelle; MARTINS, Suzana Barreto. Equação da ergonomia no design de vestuário: espaço do corpo, modelagem e materiais. 2013. Disponível em: < http://coloquiomoda.com.br/anais/anais/2-Coloquio-deModa_2006/artigos/107.pdf >. Acesso em: 25 ago. 2016.

BRANDÃO, Gil. Curso de corte e costura. São Paulo: Editora Três, 1983.

DEBUS, M. Manual para excelencia en la investigación: mediante grupos focales. Washington (USA): Academy for Educational Development; 1997.

HEINRICH, D. P. Modelagem & técnicas de interpretação para a confecção

industrial. São Paulo: Editora Estação das Letras e Cores, 2016.

Kitzinger J, Barbour RS. Introduction: the challenge 4 and promise of focus groups. In: Kitzinger J, Barbour RS, organizadores. Developing focus group research: politics, theory and practice. London (UK): Sage; 1999.

LAKATOS, E. M. de A.; MARCONI, M. de A. Fundamentos da metodologia

científica. São Paulo: Atlas, 2003

ROLLIM, C.; RADICETTI, E. Modelagem Industrial feminina: construção de bases, técnicas e interpretação de modelagem. Rio de Janeiro: Editora Clube de autores, 2009.

SANTOS, Virginia L. A. Ministrando a disciplina de modelagem do vestuário. 2015. Disponível em: < http://www.coloquiomoda.com.br/anais/anais/11-Coloquio-de-Moda_2015/COMUNICACAO-ORAL/CO-EIXO2-ENSINO-E-EDUCACAO/CO--2-MINISTRANDO-A-DISCIPLINA-DE-MODELAGEM-DO.pdf >. Acesso em: 25 ago. 2016.

SILVEIRA, Icléia. Usabilidade do Vestuário: Fatores Técnicos/Funcionais. Moda Palavra E-periódico, Florianópolis, v. 1, n. 1, p.21-39, jul. 2008. Disponível em: < http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/7566/5070 >. Acesso em: 25 ago. 2016.

WHYTE, W. Sociedade de esquina: a estrutura social de uma área urbana pobre e degradada. Trad. Maria Lucia de Oliveira. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

Publicado

2019-11-26

Cómo citar

LIMA, Márcio Soares; SILVA, Lucilene Rodrigues da; UCHÔA, Jandeina Maria Barbosa; NORONHA, Raquel Gomes. A modelagem por trás dos moldes: experiências em sala de aula. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 3, n. 1, p. 113–122, 2019. DOI: 10.5965/25944630312019113. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/14476. Acesso em: 21 nov. 2024.