Metodologias colaborativas do design para modelagem plana do vestuário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630422020092

Palavras-chave:

desing colaborativo , modelagem plana do vestuário , metodologia cola-borativa

Resumo

Este artigo reflete sobre a importância das metodologias colaborativas do design na construção de novas configurações para o ensino de modelagem plana do vestuário, entendendo que, por meios colaborativos, é possível contribuir com atividades e solutos de diversos campos partindo de um novo olhar ao conceber conceitos e soluções formais. A metodologia utilizada nesta pesquisa seguiu os pressupostos da abordagem qualitativa, realizada por meio de estudo bibliográfico e Revisão Sistemática de Literatura. A partir dos levantamentos conceituais e experimentais de pesquisas realizadas sobre o ensino e aprendizagem de modelagem plana do vestuário, apresentamos formas de aplicação do design colaborativo e suas abordagens metodológicas para problemáticas levantadas nesse ensino. Os resultados evidenciaram que a partir do planejamento de uma metodologia colaborativa aplicada à modelagem plana do vestuário, é possível a construção de projetos que, na prática, são mais concisos e próximos da realidade dos usuários, que nesta pesquisa inclui docentes e discentes dos cursos de design de moda e vestuário, isto ocorre, resultante da contribuição colaborativa no processo. Apresentando assim as metodologias colaborativas como uma grande aliada ao papel do designer na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elida Belquice Araújo Santiago, Instituto Federal do Piaui Universidade Federal do Maranhão

Mestranda em Design pela Universidade Federal do Maranhão- UFMA.
Possui graduação em DESIGN DE MODA pela Faculdade de Saúde,
Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí (2010) e especialização
Latu Sensu em Docência da Educação profissional pelo Instituto
Federal do Piaui (2011). Tem experiência na área de Educação, com
ênfase em Educação Profissional e Ensino Superior. Professora DE do
quadro Efetivo do Eixo de Produção Industrial do Instituto Federal do
Piaui/ Campus Piripiri- IFPI.

Raquel Gomes Noronha, UFMA- UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Raquel Noronha é designer (ESDI-UERJ, 2001), mestre (PPGCSoc-UFMA, 2008) e doutora (PPCIS-UERJ, 2015) em Antropologia. Professora adjunta da Universidade Federal do Maranhão, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Design/UFMA. Líder do NIDA ? Núcleo de pesquisas em inovação, design e antropologia (CNPq), desenvolve pesquisa nas áreas de identidade cultural e patrimônio, metodologias participativas, relação design-materiais-artesanato e Design Anthropology. Dirigiu o documentário À mão e fogo (2014), é autora dos livros Identidade é valor: as cadeias produtivas do artesanato de Alcântara-MA (2011); No coração da Praia Grande (2015) e coautora de Artesanato no Maranhão, práticas e sentidos (2016) e Cirandas de saberes: percursos cartográficos e prática artesanal em Alcântara e Baixada Maranhense (2017). Atual chefe do Departamento de Desenho e Tecnologia da UFMA e vice-coordenadora do Programa de Pós Graduação em Design - PPGDesign-UFMA.

Ana Lucia Alexandre de Oliveira Zandomeneghi, UFMA- UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Psicóloga, Pós Doutora em Engenharia e Gestão do conhecimento. Doutora e Mestre em Engenharia de Produção. Professora adjunta do Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia/BICT, da Universidade Federal do Maranhão/UFMA. Coordenadora de Estágio não Obrigatório e Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia.Professora Permanente no Programa de Pós-graduação em Design/UFMA. Secretária adjunta da Regional Maranhão biênio 2019-2021.Vice Presidente do Centro de Educação e Formação Profissional do Maranhão -CEPROMAR- Presidente do Rotary Club São Luís João Paulo 2019-2020. Membro do Conselho Diretor do Rotary Club São Luís João Paulo.Presidente da comissão Imagem Pública do Rotary Club São Luís João Paulo 2018 - 2019. Presidente da Comissão de Serviços a Juventude do Rotary Club São Luís João Paulo 2017 - 2018. Linhas de pesquisa que atua: Ambientes Virtuais de aprendizagem; Ergonomia Cognitiva; Inteligências Múltiplas; Criatividade; Reintegração Social; Engenharia Reversa. Saúde e Educação Ambiental. Comunidades Criativas e Geração de Renda. Autora de livros e artigos em congressos nacionais e internacionais. Realiza: Palestras, Cursos, Treinamentos, Seminários.

Referências

ALMEIDA, Camila Caroline Teixeira de. O conceito de Metadesign. O Colloquium on Metadesign, na Universidade Goldsmiths em Londres-

SIGRADI, Vol.1, p.62, dezembro 2014. Disponível em: http://papers.cumincad.org/data/works/att/sigradi2014_200.content.pdf. Acessado 12/12/2019 as 15:00h.

ARAÚJO, M. do S de; SOUZA, W. G. de; FILGUEIRAS, A. P. A. Experimento metodológico para o processo de ensino-aprendizagem da modelagem plana feminina: praxis docente x discente no curso de design-moda- UFC . In: Ensinarmode, Vol. 3, n. 2, p.041- 052, 2594-4630, jun-set 2019.

BERG, Ana Lara Marchi. Técnicas de modelagem Plana feminina: construção de bases e volumes. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2017.

BORBAS, M. C.; BRUSCAGIM, R. R. Modelagem plana e tridimensional – moulage – na indústria do vestuário. Rev. Ciências Empresariais da UNIPAR , Umuarama, v. 8, n. 1 e 2, p. 155-167, jan./dez. 2007, p.61.

BOTERO, A., KOMMONEN, K.-H., OILINKI, I., & KOSKIJOKI, M. (2003). Co-Designing Visions, Uses, and Applications. In: Electronic Proceedings of the 5th International Conference of the European Academy of Design. Techne- Desing Wisdom, Barcelona, Spain: European Academy of Design / Universidad de Barcelona.P.13.

CREPALDI, Renata Nogueira. Ensino de modelagem: experiências e desafios em busca da formação do pensamento construtivo independente. Bauru, 2017. Disponível em: http://www.coloquiomoda.com.br/anais/Coloquio%20de%20Moda%20-%202017/COM_ORAL/co_2/co_2_ENSINO_DE_MODELAGEM_EXPERIENCIAS.pdf. Acessado 30/11/2019 as 20:00h.

FILGUEIRAS, A. P. A.; ARAÚJO, M. do S de; SOUZA, W. G. de; CARVALHO, M. A. Reflexões sobre modelagem ergonômica no planejamento e elaboração de produtos do vestuário. In: 3º CONGRESSO INTERNACIONAL DE MODA E DESIGN-CIMODE, Buenos Aires. Anais... Buenos Ayres, 2016.

FONTANA, Isabela Mantovani; HEEMANN, Adriano; GOMES FERREIRA, Marcelo Gitirana. Design Colaborativo: Fatores Críticos para o Sucesso do Co-design, 4° Congresso Sul Americano de Design de Interação, 2012.

GIACCARDI, Elisa. “Metadesign as an Emergent Design Culture” in Leonardo, 38:2 (August 2005) Disponível em: http://x.idat.org/~eg/research/pdf/Giaccardi_Leonardo05.pdf Acesso em dez 2019 IERVOLINO, Fernanda. A tecnologia 3d como recurso didático para a aprendizagem da modelagem plana do vestuário. Encontro nacional de pesquisadores em moda, 2015 p 05-06.

IMBERNÓN, F. Formação permanente do professor. São Paulo: Cortez, 2009. 119, p. 54.

IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2011. 127 p. 134

IMBERNÓN, F. Qualidade do ensino e formação do professorado. São Paulo: Cortez, 2016. 229 p.

LIMA, Márcio Soares; SILVA, Lucilene Rodrigues da; UCHÔA, Jandeina Maria Barbosa; NORONHA, Raquel Gomes. A modelagem por trás dos moldes: experiências em sala de aula. Ensinarmode, Vol. 3, n. 1, p.113 - 122, 2594-4630, out-mai 2019.

LUNA, Sergio Vasconcelos de. Planejamento de pesquisa: uma introdução. São Paulo: EDUC, 1997.

MENEZES, Marizilda dos Santos ; SPAINE, Patrícia Aparecida de Almeida. Modelagem Plana Industrial do Vestuário: diretrizes para a indústria do vestuário e o ensino-aprendizado. PROJÉTICA,

LONDRINA, V. 1, N. 1, P. 82‐100, DEZ. 2010. Disponível: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/article/view/7737/6858

NUNES, R de C; ROCHA, Maria Alice Vasconcelos. O ensino de modelagem do vestuário na perspectiva do Design da Informação . Achiote revista eletrônica de moda. Vol.6 . nº2 dezembro 2018 p 12,17.

OBREGON, Rosane de Fatima Antunes. Perspectivas de pesquisa em design: estudos com base na Revisão Sistemática de Literatura . Erechim: Deviant, 2017.

KAMPA, Erick Renan. Processos colaborativos de design no desenvolvimento de jogos digitais. – Curitiba, 2018. 110 f.; il.

LEWIN K. Action research and minority problems. J Soc Issues.1946; 2:34-6.

SANTOS, Marcio Eugen Klingenschmid Lopes dos. Parâmetros de avaliação de objetos virtuais de aprendizagem. São Paulo; SP: [s.n], 2013. p 35.

SILVA, Edna Lúcia da. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. – 4. ed. rev. atual. – Florianópolis: UFSC, 2005.

SILVA, Edna Maria dos Santos; FRANÇA, Sônia; Doutora. Modplan: ensino e aprendizagem de modelagem plana por meio de um recurso tecnológico. 2018. Disponível em: http://www.coloquiomoda.com.br/anais/Coloquio. Acessado 7/11/2019 as 15:00h

SPINUZZI, Clay. The Methodology of Participatory Design. Technical communcation, Volume 52, Number 2, May 2005 .

TRANFIELD,D.;DENYER, D.; SMART,P. ‘Towards a methodology for developing evidence-informed management knowledge by means of systematic review’. British Journal of Management, 14, 207-22,2003.

Downloads

Publicado

2020-06-01

Como Citar

SANTIAGO, Elida Belquice Araújo; NORONHA, Raquel Gomes; ZANDOMENEGHI, Ana Lucia Alexandre de Oliveira. Metodologias colaborativas do design para modelagem plana do vestuário. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 4, n. 2, p. 92–108, 2020. DOI: 10.5965/25944630422020092. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/17049. Acesso em: 11 dez. 2024.