Análise de metodologias do design e elaboração de ferramentas úteis para o processo criativo do designer de moda
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630622022e1668Palavras-chave:
Metodologia do design de moda, Referenciais semânticos, processo de desenvolvimento de produtoResumo
Essa pesquisa objetivou analisar metodologias do design de moda, e desenvolver ferramentas úteis ao processo criativo. O que foi possível a partir do referencial teórico e da análise dos dados de pesquisa aplicada em agosto de 2020. Como resultado dessa análise será apresentada uma síntese do PDP para o design de moda, e cartelas de referencial semântico estéticos, semânticos e de estilo da moda. As cartelas foram elaboradas para servir como um método, aplicado a diferentes marcas, consumidores, designers, modelos de negócios dentre outros, e como tal serão evidenciados os passos para sua formulação metodológica. O referencial teórico de pesquisa parte de Sternberg (2010), Mukarovski (2000), Oliveira (2007), Gomes Filho (2008), Bona (2019), Santos (2009), e Scoz et al. (2019). Sobre os dados obtidos foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Sobre o referencial teórico foi utilizado o método de análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Os resultados permitiram compreender que o método do design sofre alterações no PDP do design de moda, sendo acomodado às necessidades dos profissionais, e que durante esse processo há necessidade de ferramentas úteis para interpretação de informações subjetivas. Espera-se que essa pesquisa possa auxiliar estudantes, professores e profissionais de moda no ensino, aprendizagem e execução do processo criativo no design de moda.
Downloads
Referências
AMARO. Jaqueta de Leather gola removível. 2021a. Disponível em https://amaro.com/br/pt/c/moda-feminina/roupas/jaquetas/50300508_0002/jaqueta-de-leather-gola-removivel/preto. Acesso em 19.06.2021.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 3. Reimpressão. São Paulo: Edições 70, 2016.
BONA, Sheila Fernanda. Método de projeto de coleção em design de moda: uma configuração para micro e pequenas empresas. 2019. 138 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Moda, Área de Concentração Design e Tecnologia do Vestuário, Ceart, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2019. Disponível em: https://www.udesc.br/arquivos/ceart/id_cpmenu/6295/Disserta__o_Sheila_Fernanda_Bona_15816930311845_6295.pdf. Acesso em: 11 ago. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. CNE. Resolução n. 5, de 8 de março de 2004. Brasília, 8 mar. 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces05_04.pdf. Acesso em: 02.05.2021.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero. Feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.
CHAUVEL, Lucrecia Escudero. Cambio de tendencias y paradigmas. In: GAGO, José Maria Paz; TERRACCIANO, Bianca; NANNINI, Victoria (orgs.). Volver a la Moda... em la Web. DeSignis Serie Intersecciones. Rosario: UNR editora, 2020. Pp.9-14.
FUENTES, R. A prática do Design Gráfico: uma metodologia criativa. São Paulo: Rosari, 2006.
GOMES FILHO, João. Gestalt do objeto. Sistema de leitura visual da forma. 8ª ed. São Paulo: Escrituras, 2008.
GREIMAS, Algirdas Julius. Semiótica figurativa e semiótica plástica. Significação, n.4, julho de 1984.
JORNAL DAS MOÇAS. 1732. Rio de Janeiro, 26.08.1948.
KRIPPENDORFFF, Klaus. The semantic turn: a new foundation for design. Boca Raton: Taylor & Francis Group, 2006.
MERVIS, Carolyn B.; ROSCH, Eleanor. Categorization of natural objects. Revista Psychol. 1981, pp.89-115.
MUKAROVSKI, Jan. Signo, función y valor. Estética y semiótica del arte de Jan Mukarovski. Tradução de Jarmila Jandová e Emil Volek. Bogotá: Plaza & Janés Editores Colombia S.A., 2000.
OLIVEIRA, Sandra Ramalho. Moda também é texto. São Paulo: Rosari, 2007.
PANIZZA, Janaína Fuentes. Metodologia e processo criativo de projetos em comunicação visual. São Paulo: USP, 2004. Dissertação de Mestrado, Escola de Comunicação e Artes, Universidade do Estado de São Paulo, 2004. 254fls.
PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica. 3ªed.Tradução de José Teixeira Coelho Neto. São Paulo: Perspectiva, 2005.
SANCHES, Maria Celeste de Fátima; MARTINS, Sérgio Regis Moreira. Projetando mensagens visuais: a contribuição das ferramentas de síntese imagética no design de moda. Estudos em design, v.23, n.1, 2015. Pp.108-117. Disponível em < https://estudosemdesign.emnuvens.com.br/design/article/view/200/177>. Acesso em 02.07.2021.
SANTOS, Celio Teodorico dos. Requisitos de linguagem do produto: uma proposta de estruturação para as fases iniciais do PDP. 2009. 214 f. Tese (Doutorado) - Curso de Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/92478. Acesso em: 18 ago. 2021.
SCOZ, Emanuella et.al. A ROUPA. A evolução da Roupa em sua Relação com a sociedade. Do ano 1000 d.C. até o século XX. 2ªed. Blumenau: AmoLer, 2019.
STERNBERG, Robert J. Psicologia cognitiva. Tradução da 5ª edição norte americana, por Anna Maria Dalle Luche e Roberto Galman. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
WDO. World Design Organization. Definição de desenho industrial. 2021. Disponível em <https://wdo.org/about/definition/>. Acesso em 01.07.2021.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Emanuella Scoz, Celio Teodorico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Esta revista utiliza o software iThenticate de controle de similaridade".