Atividades dinâmicas para o ensino de vetores na plataforma Geogebra
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0112Palavras-chave:
GeoGebra, livro dinâmico, vetores, representação semióticaResumo
Neste artigo, apresentamos um produto educacional no formato de um livro dinâmico construído no GeoGebra. Esse produto educacional é resultado da dissertação: “Práticas Matemáticas no Ensino de Vetores: a conversão de registros de representação semiótica com apoio de um livro dinâmico”, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Seu propósito principal é enriquecer a abordagem das atividades relacionadas a vetores por meio de uma perspectiva dinâmica e fundamentadas na teoria de registros de representação semiótica, buscando beneficiar tanto os educadores quanto os discentes nos processos de ensino e aprendizagem de Geometria Analítica. O livro dinâmico, criado na plataforma do GeoGebra, assume a forma de um recurso on-line que explora vários tópicos de vetores, como coordenadas no plano e no espaço, equivalência vetorial, operações vetoriais, produto escalar, além de áreas e volumes. Os resultados derivados das experimentações conduzidas por dois professores de Geometria Analítica, dos cursos de Engenharia de Produção e Ciência da Computação do Centro de Ciências Tecnológicas da UDESC, apontaram que as atividades do produto educacional proporcionaram recursos potenciais para a prática docente, pois oportunizaram uma mediação dinâmica nas aulas de introdução ao ensino de vetores, permitindo que os alunos transitassem entre diversas representações de vetores, contribuindo assim para a aprendizagem dos estudantes.
Downloads
Referências
D’AMORE, Bruno. Epistemologia e Didática da matemática. São Paulo: Ed. Escrituras,2005.
DIAS, Marlene Alves; CAMPOS, Tânia Maria Mendonça; COLETTI, Christianne. A transição Ensino Médio e Superior: a noçao de retas e planos em R2 e R3. En: P. Lestón (editora). Acta Latinoamericana de Matemática Educativa. Comité Latinoamericano de Matemática Educativa. Vol. 23. México. 2010.
DUVAL, Reymond. Registres de representation sémiotique e fonctionnement cognitif de la pensée. Annales de Didactique et de Sciences Gognitives. Strasbourg: IREM-ULP, v. 5, p. 37-64, 1993.
DUVAL, Reymond. Questões epistemológicas e cognitivas para pensar antes de começar uma aula de matemática. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, 11(2), p. 01- 78, 2016
DUVAL, Reymond. Registros de Representações Semióticas e Funcionamento Cognitivo da Compreensão em Matemática. In: MACHADO, Silvia D. A. (org.). Aprendizagem em Matemática: Registros de Representação Semiótica. Campinas: Papirus. p. 11-33, 2013.
KRISTINSDÓTTIR, Bjarnheiður. GeoGebra Books. 5 de outubro de 2016. Disponível em: geogebra.org/m/ztaQMAMx. Acesso dia: 16 de outubro do 2021.
LEMKE, Raiane. Funções Reais de duas variáveis e GeoGebra: um livro dinâmico para o ensino de cálculo. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em ensino de ciências, matemática e tecnologias) Universidade Estadual de Santa Catarina, 2017.
NÓBRIGA, Jorge Costa; SIPLE, Ivanete Zuchi. Livros Dinâmicos de Matemática. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, 9(2), p.78-102, 2020
PATRÍCIO, Rafael Silva. As dificuldades relacionadas à aprendizagem do conceito de vetor à luz da teoria dos registros de representação semiótica. Dissertação (Mestrado em educação em ciências e matemáticas) da Universidade Federal do Pará, 2011.
RONCAGLIO, Viviane. Registros de Representação Semiótica – Atividades de Conversão e Tratamento em Vetores e suas Operações a partir da argumentação de Estudantes de Engenharia. Dissertação (Mestrado em Educação nas Ciências) da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista BOEM
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.