Atividades dinâmicas para o ensino de vetores na plataforma Geogebra
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0112Keywords:
GeoGebra, livro dinâmico, vetores, representação semióticaAbstract
Neste artigo, apresentamos um produto educacional no formato de um livro dinâmico construído no GeoGebra. Esse produto educacional é resultado da dissertação: “Práticas Matemáticas no Ensino de Vetores: a conversão de registros de representação semiótica com apoio de um livro dinâmico”, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Seu propósito principal é enriquecer a abordagem das atividades relacionadas a vetores por meio de uma perspectiva dinâmica e fundamentadas na teoria de registros de representação semiótica, buscando beneficiar tanto os educadores quanto os discentes nos processos de ensino e aprendizagem de Geometria Analítica. O livro dinâmico, criado na plataforma do GeoGebra, assume a forma de um recurso on-line que explora vários tópicos de vetores, como coordenadas no plano e no espaço, equivalência vetorial, operações vetoriais, produto escalar, além de áreas e volumes. Os resultados derivados das experimentações conduzidas por dois professores de Geometria Analítica, dos cursos de Engenharia de Produção e Ciência da Computação do Centro de Ciências Tecnológicas da UDESC, apontaram que as atividades do produto educacional proporcionaram recursos potenciais para a prática docente, pois oportunizaram uma mediação dinâmica nas aulas de introdução ao ensino de vetores, permitindo que os alunos transitassem entre diversas representações de vetores, contribuindo assim para a aprendizagem dos estudantes.
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