Resolução de problemas matemáticos: guia pedagógico para educadoras e educadores do campo
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0133Palavras-chave:
educação do campo, resolução de problemas, formação de professores, ensino de matemáticaResumo
O texto apresenta a concepção e aplicação de um produto educacional, analisando e refletindo o uso da resolução de problemas aditivos no ensino de matemática em um contexto campesino. O produto em tela foi desenvolvido a partir de uma pesquisa de mestrado profissional voltada para a resolução de problemas aditivos no ensino de matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida em uma Escola Municipal situada no município de Itupiranga-Pará. O produto educacional, intitulado “Resolvendo Problemas Aditivos: Guia Pedagógico para professores que ensinam matemática em escolas do campo” originou-se como um desdobramento direto da pesquisa de mestrado do primeiro autor, e foi desenvolvido com um grupo composto por 27 estudantes do 5º ano do ensino fundamental. Os resultados indicam ser possível desenvolver uma sequência de problemas que buscam fomentar a habilidade de raciocínio lógico dos estudantes, bem como suas competências em resolução de problemas matemáticos contextualizados no cotidiano do campo. Além disso, mostra que as atividades propostas representam uma abordagem holística da Educação Matemática, cujo foco não está apenas nos números, mas em como eles se conectam no tecido mais amplo da vida cotidiana.
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Referências
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