Resolução de problemas matemáticos: guia pedagógico para educadoras e educadores do campo
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0133Palabras clave:
educação do campo, resolução de problemas, formação de professores, ensino de matemáticaResumen
O texto apresenta a concepção e aplicação de um produto educacional, analisando e refletindo o uso da resolução de problemas aditivos no ensino de matemática em um contexto campesino. O produto em tela foi desenvolvido a partir de uma pesquisa de mestrado profissional voltada para a resolução de problemas aditivos no ensino de matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida em uma Escola Municipal situada no município de Itupiranga-Pará. O produto educacional, intitulado “Resolvendo Problemas Aditivos: Guia Pedagógico para professores que ensinam matemática em escolas do campo” originou-se como um desdobramento direto da pesquisa de mestrado do primeiro autor, e foi desenvolvido com um grupo composto por 27 estudantes do 5º ano do ensino fundamental. Os resultados indicam ser possível desenvolver uma sequência de problemas que buscam fomentar a habilidade de raciocínio lógico dos estudantes, bem como suas competências em resolução de problemas matemáticos contextualizados no cotidiano do campo. Além disso, mostra que as atividades propostas representam uma abordagem holística da Educação Matemática, cujo foco não está apenas nos números, mas em como eles se conectam no tecido mais amplo da vida cotidiana.
Descargas
Citas
BARREIRA, Jonas Souza; BICHO, José Sávio de Oliveira; MANFREDO, Elizabeth Cardoso Gerhart. Guia pedagógico para professores(as) que ensinam matemática em escolas do campo: ensinar e aprender por meio da resolução de problemas. Belém, 2020. Recuperado de: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/567123. Acesso em 08 de agosto de 2023.
BARREIRA, Jonas Souza. Pesquisa da própria prática ao ensinar Matemática: uma análise de estratégias de resolução de problemas com estudantes do 5º ano de uma escola do campo 2020. 136f. Dissertação (Mestrado profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Belém.
BOGDAN, R.C.; BIKLEN, S.K. Investigação Qualitativa em Educação: uma Introdução à Teoria e aos Métodos. Porto – Portugal: Porto Editora, 1994.
CALDART, R. S. A Escola do Campo em Movimento. In. ARROYO, M. G. CALDART, R. S. MOLINA, M.C. (Org.). Por uma Educação do Campo. 5ª ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 67. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.
KILPATRICK, J. Variáveis e Metodologias em Pesquisa sobre Resolução de Problemas. In. Perspectivas para Resolução de Problemas. (org.) ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; JUNIOR-LEAL, Luiz Carlos; PIRONEL, Márcio. São Paulo: Editorial, 2017.
MORAIS, R. S dos; ONUCHIC, L. R. de la; LEAL JUNIOR, L. C. Resolução de Problemas, uma Matemática para Ensinar? In. Perspectivas para Resolução de Problemas. (org.) ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; JUNIOR-LEAL, Luiz Carlos; PIRONEL, Márcio. São Paulo: Editorial, 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista BOEM
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.