Quando a produção de vídeos movimenta a sala de aula de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X12222024e0112

Palavras-chave:

tecnologia digital, produção de vídeos, multimodalidade

Resumo

Como estudantes da escola pública expressam conteúdos matemáticos por meio de vídeo digital? Essa pergunta promoveu reflexões acerca da produção ‘Números complexos’, elaborada por estudantes do Ensino Médio, a qual analisamos à luz da multimodalidade, além de ter conduzido a investigação apoiada na abordagem qualitativa. Para tal, narramos andanças de um personagem da escola pública que chamamos de Chico, destacamos algumas de suas memórias e elencamos trechos da música de Pitty. Os dados sugerem que a realização da atividade se associa a uma vivência ‘totalmente diferente da sala de aula comum’, algo ‘interessante’ para os estudantes, que exigiu atenção, organização, criatividade e espontaneidade. Em nosso entendimento, as manifestações desses estudantes anunciam que o engajamento na atividade de produção de vídeo possibilitou aprendizagens, o aprofundamento de temas, a reunião de grupos, assim como o reconhecimento de que a tecnologia digital aproxima pessoas e desempenha ‘um papel importantíssimo’ nas redes de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BALTRUSCHAT, A. A interpretação de filmes segundo o método documentário. In: WELLER, W.; PFAFF, N. (org.). Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2010. p. 151-181.

BORBA, M. de C.; SCUCUGLIA, R. R. da S.; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em educação matemática: sala de aula e internet em movimento. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

BORBA, M. de C.; SOUTO, D. L. P.; CANEDO JUNIOR, N. da R. Vídeos na educação matemática: Paulo Freire e a quinta fase das tecnologias digitais. Belo Horizonte: Autêntica, 2022. (Coleção Tendências em Educação Matemática).

BORBA, M. de C.; VILLARREAL, M. E. Humans-with-media and the reorganization of mathematical thinking: information and communication technologies, modeling, experimentation and visualization. New York: Springer, 2005.

FONTES, B. C. Vídeo, comunicação e educação matemática: um olhar para a produção dos licenciandos em matemática a distância. 2019. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2019.

HALLIDAY, M. A. K. Language as social semiotic: the social Interpretation of language and meaning. London: Edward Arnold, 1978.

HALLIDAY, M. A. K.; HASAN, R. Language, context, and text: aspects of language in a social-semiotic perspective. Geelong: Deakin University Press, 1985.

O’HALLORAN, K. L. Historical changes in semiotic landscape: from calculation to computation. In: JEWITT, C. The routledge handbook of multimodal analysis. New York: Routledge, 2011. p. 98-113.

O’HALLORAN, K. L. Mathematical discourse: language, symbolism and visual images. London: Continuum, 2005.

O’HALLORAN, K. L. The language of learning mathematics: a multimodal perspective. The Journal of Mathematical Behavior, [ s. l.]: Elsevier, v. 40, p. 63-74, 2015. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/journal/the-journal-of-mathematical-behavior/vol/40/part/PA. Acesso em: 08 nov. 2023.

SANTOS, D. I. de O.; NEVES, L. X. Reflexões sobre a produção de vídeos na educação matemática. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (ENEM), 14., 2022, Online. Anais [...]. [S.l.: s. n.]: SBEM, 2022. p. 4317-4327. Disponível em: https://even3.blob.core.windows.net/anais/XIVENEM2022.pdf. Acesso em: 10 maio 2024.

SCHIMMELPFENNIG, T. K.; FELCHER, C. D. O.; FERREIRA, A. L. A. A produção de vídeos de matemática na formação inicial do professor. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (ENEM), 14., 2022, Online. Anais [...]. [S.l.: s. n.]: SBEM, 2022. p. 4016-4025. Disponível em: https://even3.blob.core.windows.net/anais/XIVENEM2022.pdf. Acesso em: 10 maio 2024.

SILVA, F. de J.; LORENZONI, C. A. C. de A.; CARETA, A. P. A. M. Uma experiência educomunicativa com a mostra de vídeos “Curta Matemática” do Ifes, Campus Vitória. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (ENEM), 14., 2022, Online. Anais [...]. [S.l.: s. n.]: SBEM, 2022. p. 2665-2665. Disponível em: https://even3.blob.core.windows.net/anais/XIVENEM2022.pdf. Acesso em: 11 maio 2024.

SILVA, F. T. da. Uso de tecnologia digital: criando vídeos em educação matemática. In: FEIRA ESTATUAL DE CIÊNCIAS DE RORAIMA, 29., 2022, Boa Vista. Anais [...]. [S. l.: s. n., 202-]. No prelo.

SOUZA, M. B. de. Vídeos digitais produzidos por licenciandos em matemática a distância. 2021. 242 p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2021.

SOUZA, M. B. de; BELO, E. do S. V. Seeds that germinate, sprout, grow and develop in their own time: productions of educational actors inserted in different spaces. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (RIPEM), [s. l.]: SBEM, 2023. v. 13, p. 1-19, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.37001/ripem.v13i3.3533. Acesso em: 02 jan. 2024.

SOUZA, M. B. de; FONTES, B. C.; BORBA, M. de C. A coparticipação da tecnologia digital na produção de conhecimento matemático. Sisyphus, Lisboa, v. 7, n. 1, p. 62-82, 2019. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/sisyphus/issue/view/949. Acesso em: 10 nov. 2023.

SOUZA, M. B. de; GAMA, M. A. P. da; LIMA, J. I. de. Produção de vídeos digitais: uma possibilidade para a sala de aula de Matemática. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S.l.] v. 9, p. 898-913, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8318. Acesso em: 08 nov. 2023.

SOUZA, M. B. de; SILVA, S. R. P. da. Mostra de vídeos digitais no âmbito da Educação Matemática: um lugar de conhecimento. In: BORBA, M. de C.; XAVIER, J. F.; SCÜNEMANN, T. A. (org.). Educação matemática: múltiplas visões sobre tecnologias digitais. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2023. v. 1. p. 115-127.

VIEIRA, S. da S. A contribuição da produção de vídeos digitais por discentes de uma escola municipal na construção do conhecimento contextualizado no ensino de ciências. 2017. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.

MEMÓRIAS, Intérprete: Pitty, Compositora: Pitty. In: ANACRÔNICO. Intérprete: Pitty. [S. l.]: Deckdisc Polysom, 2005. faixa 4 (4 min.). Disponível em: https://open.spotify.com/intl-pt/track/0yfrIZmkRV80l28gDcz8nU?si=c9c391c6ae2243b9. Acesso em: 05 out. 2023.

Downloads

Publicado

2024-10-15

Como Citar

SOUZA, Marcelo Batista de; REIS, Diógenes Rocha; BELO, Edileusa do Socorro Valente. Quando a produção de vídeos movimenta a sala de aula de Matemática. Revista BOEM, Florianópolis, v. 12, n. 22, p. e0112, 2024. DOI: 10.5965/2357724X12222024e0112. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/2357724X12222024e0112. Acesso em: 21 nov. 2024.