Videoaula regionalizada: uma ferramenta didática no processo de ensino do princípio fundamental da contagem
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X12222024e0109Palavras-chave:
tecnologias de informação e comunicação, videoaula, educação matemática, análise combinatóriaResumo
Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de graduação cujo objetivo é analisar a respeito da produção de uma videoaula com temas regionalizados sobre um conteúdo de Análise Combinatória, tendo em vista sua utilização como um instrumento de ensino dentro e fora da sala de aula. Essa produção é uma continuação do Projeto VideoMat, do PIBID/IFPA/Campus Belém. O estudo foi estabelecido sobre os referenciais teóricos de Etnomatemática e Tecnologias de Informação e Comunicação, como: D’Ambrósio (2002; 2009), Ponte (1995; 2000), Moran (1995), entre outros. Essa base teórica com o apoio do PIBID permitiu a produção de uma videoaula regionalizada de qualidade alta, gravada no principal ponto turístico do Pará (Ver-o-peso), com linguagem, situações, trilha sonora tipicamente paraenses, fazendo com que o (futuro) aluno perceba os conteúdos mais próximos de sua realidade, com mais significado; promovendo a melhor fixação dos assuntos trabalhados, podendo ter acesso quantas vezes, onde e quando quiser. Essa videoaula está disponível no Youtube, podendo ser usada tanto por professores, como uma ferramenta de ensino, como por estudantes. Assim, esperamos contribuir para que os profissionais da área da educação possam se apropriar deste produto educacional a fim de proporcionar uma educação mais qualificada, com mais significado e que prepare para a vida em uma sociedade a qual está cada vez mais tecnológica.
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