Vídeos digitais para o ensino de geometria com o apoio da malha quadriculada: relato de experiência nos anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X12222024e0106Palavras-chave:
produção de vídeo, geometria, malha quadriculada, anos IniciaisResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência acerca da elaboração de vídeos digitais para o ensino de geometria com o apoio da malha quadriculada nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo sido realizada uma intervenção em uma escola pública de Maceió, no quinto ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os vídeos foram produzidos pela professora e disponibilizados no ambiente virtual como recurso digital de aprendizagem para turmas envolvidas. Os vídeos abordam o ensino de geometria, tendo como objeto de conhecimento a ampliação e redução de figuras poligonais em malhas quadriculadas: reconhecimento da congruência dos ângulos e da proporcionalidade dos lados correspondentes. E como habilidade (EF05MA18) “reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas e usando tecnologias digitais”. Com isso, apontamos que os vídeos proporcionam uma aprendizagem que envolvam a criatividade e a possibilidade para ressignificar os conceitos de geometria, que emergem de temas e ambientes do cotidiano do aluno, promovendo um maior envolvimento e engajamento nas aulas de Matemática.
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