Produção de vídeos digitais na Educação Matemática: uma proposta para o ensino de Probabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X12222024e0102

Palavras-chave:

produção de vídeos, tecnologias digitais, educação matemática, probabilidade

Resumo

As mídias digitais estão presentes de forma gradativa na vida das pessoas, as mensagens de texto, as imagens, áudios e vídeos são utilizados com frequência. Nesse cenário, os vídeos digitais têm um lugar singular, por apresentarem estímulos audiovisuais que fomentam a comunicação e favorecem maior interesse daqueles que os assistem. O objetivo do presente estudo consiste em analisar os aspectos da produção de vídeos por estudantes da Educação Profissional e Tecnológica, que oferecem contribuições ao processo de ensino e aprendizagem sobre a temática de Probabilidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza aplicada e quanto aos procedimentos apresenta os pressupostos teóricos de uma pesquisa-ação. A investigação foi desenvolvida por estudantes de uma turma do terceiro ano do Ensino Médio integrado ao técnico de uma escola técnica localizada na cidade de São Paulo. Foram produzidos dez vídeos, após análise, os resultados indicam que para além das habilidades em fazer uso adequado das tecnologias digitais, a produção de vídeos digitais exige a autoria dos alunos, requer pesquisa e ação participativa em seu processo de ensino e aprendizagem.

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Publicado

2024-10-15

Como Citar

MEIRELES, Sílvia Mourão; SCHIMIGUEL, Juliano. Produção de vídeos digitais na Educação Matemática: uma proposta para o ensino de Probabilidade. Revista BOEM, Florianópolis, v. 12, n. 22, p. e0102, 2024. DOI: 10.5965/2357724X12222024e0102. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/2357724X12222024e0102. Acesso em: 3 dez. 2024.