Ensino e aprendizagem de conceitos algébricos com softwares: um panorama a partir de produções acadêmicas

Autores/as

  • Andressa Teixeira Sobrinho Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria Arlita da Silveira Soares Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X07132019001

Resumen

Este texto expõe como estão sendo abordadas questões relacionadas ao ensino e aprendizagem de conceitos algébricos com o auxílio de softwares de matemática dinâmica em pesquisas publicadas em periódicos brasileiros que publicam artigos da área da Educação Matemática. Fundamenta-se em estudos que abordam o desenvolvimento do pensamento algébrico e a teoria dos Registros de Representação Semiótica. Os dados foram produzidos e analisados a partir de Metanálise. Os resultados demonstram a predominância de propostas de ensino, na Educação Básica, principalmente no Ensino Médio. O foco da maioria das produções foi o conceito de função, com a utilização do software Geogebra. No que tange aos aspectos mais apontados na teoria dos Registros de Representação Semiótica, destacaram-se as transformações cognitivas, tratamento e conversão. Quanto às concepções da álgebra, percebeu-se que a maioria das pesquisas tratou de conceitos algébricos sem explicitar a importância das concepções da álgebra. Quanto ao pensamento algébrico, apenas uma produção investigou explicitamente suas características, as demais as apresentaram de forma implícita.

Descargas

Biografía del autor/a

Andressa Teixeira Sobrinho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Licenciada em Ciências Exatas - Matemática pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Maria Arlita da Silveira Soares, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, mestrado e doutorado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora da Universidade Federal do Pampa - Campus Caçapava do Sul. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente com os seguintes temas: Educação Matemática, formação inicial e continuada, ensino aprendizagem de Matemática. Integrante do Grupo de Pesquisa - GEEM - Grupo Estudos em Educação Matemática e Líder do Grupo de Pesquisa- matE² - Educação e Educação Matemática.

Publicado

2019-08-31

Cómo citar

SOBRINHO, Andressa Teixeira; DA SILVEIRA SOARES, Maria Arlita. Ensino e aprendizagem de conceitos algébricos com softwares: um panorama a partir de produções acadêmicas. Revista BOEM, Florianópolis, v. 7, n. 13, p. 1–21, 2019. DOI: 10.5965/2357724X07132019001. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/15355. Acesso em: 10 abr. 2025.

Número

Sección

Artigos