Ensino e aprendizagem de conceitos algébricos com softwares: um panorama a partir de produções acadêmicas
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X07132019001Resumen
Este texto expõe como estão sendo abordadas questões relacionadas ao ensino e aprendizagem de conceitos algébricos com o auxílio de softwares de matemática dinâmica em pesquisas publicadas em periódicos brasileiros que publicam artigos da área da Educação Matemática. Fundamenta-se em estudos que abordam o desenvolvimento do pensamento algébrico e a teoria dos Registros de Representação Semiótica. Os dados foram produzidos e analisados a partir de Metanálise. Os resultados demonstram a predominância de propostas de ensino, na Educação Básica, principalmente no Ensino Médio. O foco da maioria das produções foi o conceito de função, com a utilização do software Geogebra. No que tange aos aspectos mais apontados na teoria dos Registros de Representação Semiótica, destacaram-se as transformações cognitivas, tratamento e conversão. Quanto às concepções da álgebra, percebeu-se que a maioria das pesquisas tratou de conceitos algébricos sem explicitar a importância das concepções da álgebra. Quanto ao pensamento algébrico, apenas uma produção investigou explicitamente suas características, as demais as apresentaram de forma implícita.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.