Pesquisas envolvendo instrumentos históricos matemáticos e a interface entre história e ensino: uma visão dos trabalhos desenvolvidos no GPEHM
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X06122018128Resumo
O presente artigo aborda discussões sobre o uso de instrumentos históricos matemáticos e sua implicação na construção da interface entre a história e o ensino de matemática, tendo como objetivo elencar elementos dessa construção por meio do levantamento dos trabalhos publicados por membros do GPEHM no período de 2016 a 2018, tendo em vista que a partir de 2016 este grupo iniciou suas produções com foco na construção de interface com viés historiográfico atualizado. Nesse universo, foram selecionados os trabalhos que abordam o uso dos instrumentos matemáticos, com aporte de textos históricos originais. Para fins de análise foram estabelecidas categorias de classificação para as produções: ensaios teóricos, instrumentos matemáticos usados em cálculo numérico ou de medidas e instrumentos náuticos ou astronômicos. A partir disso foram elencados os elementos da construção de interface contida e a historiografia adotada, indicando que em nenhum dos trabalhos consta todo o processo de interface, mas mostra que o GPEHM tem realizado experiências nesse sentido no sentido de consolidar propostas que aproximam a história da matemática da prática didática e pedagógica.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.