Pesquisas envolvendo instrumentos históricos matemáticos e a interface entre história e ensino: uma visão dos trabalhos desenvolvidos no GPEHM
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X06122018128Resumen
O presente artigo aborda discussões sobre o uso de instrumentos históricos matemáticos e sua implicação na construção da interface entre a história e o ensino de matemática, tendo como objetivo elencar elementos dessa construção por meio do levantamento dos trabalhos publicados por membros do GPEHM no período de 2016 a 2018, tendo em vista que a partir de 2016 este grupo iniciou suas produções com foco na construção de interface com viés historiográfico atualizado. Nesse universo, foram selecionados os trabalhos que abordam o uso dos instrumentos matemáticos, com aporte de textos históricos originais. Para fins de análise foram estabelecidas categorias de classificação para as produções: ensaios teóricos, instrumentos matemáticos usados em cálculo numérico ou de medidas e instrumentos náuticos ou astronômicos. A partir disso foram elencados os elementos da construção de interface contida e a historiografia adotada, indicando que em nenhum dos trabalhos consta todo o processo de interface, mas mostra que o GPEHM tem realizado experiências nesse sentido no sentido de consolidar propostas que aproximam a história da matemática da prática didática e pedagógica.Descargas
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