Desenvolvimento do conceito intuitivo de limites por meio da Assimilação Solidária

Autores

  • Eduardo Rafael Zimdars
  • Regina Helena Munhoz

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X06122018041

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as possíveis influências da Assimilação Solidária (AS) no processo de ensino e aprendizagem do conceito intuitivo de limites. A AS é uma proposta que visa romper com o ensino tradicional de matemática, tornando a sala de aula um ambiente democratizado. Por isso, é desenvolvida, segundo Baldino (1994,1998), alicerçada em um contrato de trabalho que apresenta todas as regras e formas de promoção do estudante por meio do seu trabalho colaborativo em sala. Assim, as atividades/conteúdos são desenvolvidas em grupos que devem resolver os problemas que constam nas fichas de trabalho. Especificamente, neste artigo, analisamos o desenvolvimento de uma ficha com problemas sobre conceito intuitivo de limites, desenvolvidas com a turma de Cálculo Diferencial e Integral I, do curso de Licenciatura em Matemática da UDESC do segundo semestre de 2017, composta por 37 alunos. Os resultados permitiram inferir que a AS possibilita aos estudantes a aprendizagem intuitiva de limites de modo mais autônomo, tornando-os corresponsáveis, em conjunto com o professor, de todo o processo.

 Palavras-chave: Assimilação Solidária. Limites. Conceito Intuitivo.

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Biografia do Autor

Regina Helena Munhoz

Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina

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Publicado

2018-12-28

Como Citar

ZIMDARS, Eduardo Rafael; MUNHOZ, Regina Helena. Desenvolvimento do conceito intuitivo de limites por meio da Assimilação Solidária. Revista BOEM, Florianópolis, v. 6, n. 12, p. 41–54, 2018. DOI: 10.5965/2357724X06122018041. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/13085. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos