Desenvolvimento do conceito intuitivo de limites por meio da Assimilação Solidária
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X06122018041Resumen
Este artigo tem como objetivo analisar as possíveis influências da Assimilação Solidária (AS) no processo de ensino e aprendizagem do conceito intuitivo de limites. A AS é uma proposta que visa romper com o ensino tradicional de matemática, tornando a sala de aula um ambiente democratizado. Por isso, é desenvolvida, segundo Baldino (1994,1998), alicerçada em um contrato de trabalho que apresenta todas as regras e formas de promoção do estudante por meio do seu trabalho colaborativo em sala. Assim, as atividades/conteúdos são desenvolvidas em grupos que devem resolver os problemas que constam nas fichas de trabalho. Especificamente, neste artigo, analisamos o desenvolvimento de uma ficha com problemas sobre conceito intuitivo de limites, desenvolvidas com a turma de Cálculo Diferencial e Integral I, do curso de Licenciatura em Matemática da UDESC do segundo semestre de 2017, composta por 37 alunos. Os resultados permitiram inferir que a AS possibilita aos estudantes a aprendizagem intuitiva de limites de modo mais autônomo, tornando-os corresponsáveis, em conjunto com o professor, de todo o processo.
Palavras-chave: Assimilação Solidária. Limites. Conceito Intuitivo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.