Ressignificando o cálculo de áreas por um produto educacional

Autores

  • Daniel Jesus Silva Universidade do Estado da Bahia-UNEB

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X06102018310

Resumo

O produto educacional apresentado neste artigo teve origem numa pesquisa de mestrado profissional em Matemática (profmat) e, tem como objetivo instrumentalizar atividades investigavas no estudo do algoritmo da Integral Definida, por meio da história da matemática na construção do conhecimento de cálculos de áreas de regiões planas irregulares.  Para a elaboração deste trabalho, tomaram-se como bases teóricas os autores, Floriani (2000), Palis (2006), e outros pesquisadores do tema materiais concretos e manipuláveis, bem como D’Ambrosio (2004), Miguel e Miorim (2004), dentre outros discutindo história da/na educação matemática. Entendemos que, o Produto Educacional “Ressignificando o cálculo de áreas” com recurso didático dá suporte à aprendizagem ao algoritmo para calcular áreas de regiões irregulares, permitindo que os alunos criem espaços para refletirem sobre os conteúdos matemáticos estudados, a partir de atividades investigativas via história da matemática. Tornando o estudo do cálculo mais prazeroso, instigante, e o seu aprendizado mais efetivo

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Biografia do Autor

Daniel Jesus Silva, Universidade do Estado da Bahia-UNEB

Professor lotado no Colegiado de Matemática do Departamento de Ciência Humanas, Campus VI da Universidade do Estado da Bahia-UNEB.

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Publicado

2018-08-28

Como Citar

SILVA, Daniel Jesus. Ressignificando o cálculo de áreas por um produto educacional. Revista BOEM, Florianópolis, v. 6, n. 10, p. 310–327, 2018. DOI: 10.5965/2357724X06102018310. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/11858. Acesso em: 5 nov. 2024.