Contribuições da Educação Matemática Crítica para o processo de materacia nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: um olhar através dos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Autores/as

  • Esther Bahr Pessôa
  • Valdir Damázio Júnior Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumen

O presente artigo pretende debater o potencial do uso das ideias apresentadas pela Educação Matemática Crítica aliadas ao conceito de materacia visando um ensino de matemática voltado para a atuação cidadã nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Tomaremos como base os objetivos apresentados pelos PCNs para o ensino de matemática nos dois primeiros ciclos do Ensino Fundamental. Discutiremos o conceito de materacia, partindo da ideia de letramento, buscando ampliar essa discussão para o contexto da Educação Matemática. Tal discussão se faz importante uma vez que a matemática está presente em muitas nuances da realidade, frequentemente formatando a sociedade. A Educação Matemática Crítica propõe um ensino de matemática que objetiva desenvolver a competência democrática, através do desenvolvimento dos conhecimentos matemático, tecnológico e reflexivo, podendo assim contribuir para que os objetivos propostos pelos PCNs para os dois primeiros ciclos do Ensino Fundamental sejam alcançados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2013-12-02

Cómo citar

PESSÔA, Esther Bahr; JÚNIOR, Valdir Damázio. Contribuições da Educação Matemática Crítica para o processo de materacia nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: um olhar através dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Revista BOEM, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 76–98, 2013. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/3953. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos