Contribuições de um estudo exploratório como subsídio à construção de uma proposta pedagógica de educação sexual com adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0106Palabras clave:
sexualidade, educação sexual, adolescência, ensinoResumen
Este artigo busca apresentar as etapas de desenvolvimento de um produto educacional gerado a partir de uma pesquisa de mestrado cujo foco foi auxiliar professores no diálogo sobre sexualidade em diferentes espaços educativos. Como aporte teórico, parte-se de uma Educação Sexual Intencional. Como procedimentos metodológicos, esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa de cunho exploratório. Partiu-se da aplicação de um questionário com adolescentes a fim de verificar seus conhecimentos prévios sobre sexualidade bem como explorar quais temáticas seriam de interesse dos participantes. Em sequência, foram realizadas rodas de conversa com os adolescentes em que os temas selecionados por eles foram discutidos. Com base nos dados coletados e analisados a partir da realização das rodas de conversa, desenvolveu-se um caderno de orientações para docentes com o título “Contribuições de um estudo exploratório como subsídio à construção de uma proposta pedagógica de educação sexual com adolescentes”. Como resultados, destaca-se que todo o processo de pesquisa foi desenvolvido com os adolescentes, tornando-se possível propor rodas de conversa como ações de educação sexual em diferentes espaços educacionais com temáticas afetas à sexualidade.
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