Contribuições de um estudo exploratório como subsídio à construção de uma proposta pedagógica de educação sexual com adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0106Keywords:
sexualidade, educação sexual, adolescência, ensinoAbstract
Este artigo busca apresentar as etapas de desenvolvimento de um produto educacional gerado a partir de uma pesquisa de mestrado cujo foco foi auxiliar professores no diálogo sobre sexualidade em diferentes espaços educativos. Como aporte teórico, parte-se de uma Educação Sexual Intencional. Como procedimentos metodológicos, esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa de cunho exploratório. Partiu-se da aplicação de um questionário com adolescentes a fim de verificar seus conhecimentos prévios sobre sexualidade bem como explorar quais temáticas seriam de interesse dos participantes. Em sequência, foram realizadas rodas de conversa com os adolescentes em que os temas selecionados por eles foram discutidos. Com base nos dados coletados e analisados a partir da realização das rodas de conversa, desenvolveu-se um caderno de orientações para docentes com o título “Contribuições de um estudo exploratório como subsídio à construção de uma proposta pedagógica de educação sexual com adolescentes”. Como resultados, destaca-se que todo o processo de pesquisa foi desenvolvido com os adolescentes, tornando-se possível propor rodas de conversa como ações de educação sexual em diferentes espaços educacionais com temáticas afetas à sexualidade.
Downloads
References
ABADE, Flávia; et al. Para reinventar as Rodas. Belo Horizonte: Rede de Cidadania Mateus Afonso Medeiros (RECIMAM), 2008. Publicação eletrônica.
ADAMY, E. K., ZOCCHE, D. A. de A., VENDRUSCILO, C., SANTOS, J. L. G. dos ., ALMEIDA, M. de A.. Validação na teoria fundamentada nos dados: rodas de conversa como estratégia metodológica. Revista Brasileira De Enfermagem, 71(6), 3121–3126, 2018. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0488.
BARROSO, Carmen; BRUSCHINI, Cristina. Sexo e Juventude: como discutir a sexualidade em casa e na escola. 3 ed. São Paulo: Cortez, 1998.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL, Carla Sofia Dias. A formação de educadores na Educação Sexual emancipatória: um estudo dos níveis de reflexão nas práticas pedagógicas. 2009.
CAUST, Carla May. Adolescência e Sexualidade: Um estudo Exploratório por meio de Rodas de Conversa. Orientadora: Fabíola Sucupira Ferreira Sell. 2021. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias, Universidade do Estado de Santa Catarina, Joinville, 2021.
CERVO, Luiz A.; BERVIAN, Pedro A. Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
FALKEMBACH, Elza Maria Fonseca. Diário de campo: um instrumento de reflexão. In: contexto e Educação, nº 7, Juí: Inijuí, 1987.
GIL, Antônio Carlos, 1946- Como elaborar projetos de pesquisa/Antônio Carlos Gil. - 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista BOEM
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.