A resolução de problemas de proporção simples e proporção múltipla: uma proposta de material curricular para professores que ensinam matemática na EJA
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0121Palabras clave:
educação de jovens e adultos, material curricular, teoria dos campos conceituais, professores que ensinam matemáticaResumen
A fim de contribuir com a qualidade de ensino na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), desenvolvemos como produto educacional, um material curricular, que contempla a temática proporcionalidade. Nosso objetivo é propiciar, por meio desse material formativo, um diálogo com o professor que ensina Matemática na EJA acerca dos eixos de proporção simples e proporção múltipla, no qual esse material comunique orientações sobre a abordagem da proporcionalidade na EJA, mas que o professor também tenha possibilidade de modificar esse recurso, a fim de atender às necessidades do contexto. Neste material, o professor terá acesso a explicações sobre os tipos de problemas matemáticos envolvendo proporção simples e múltipla, às estratégias de resolução de estudantes, tendo a oportunidade de identificá-las, analisá-las e também conhecer propostas de esquemas utilizados para resolver situações-problema relativas ao Campo Conceitual das Estruturas Multiplicativas, à luz da Teoria dos Campos Conceituais. O material possibilita que o professor perceba que o enfoque no ensino de matemática, na ótica conceitual, não deve ser restrito apenas ao resultado de situações-problema proposta no ambiente escolar, e sim considerar todas as atitudes realizadas no momento que o estudante procede com a resolução da situação. O produto educacional aqui apresentado integra uma pesquisa maior, articulada ao trabalho de dissertação do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares da Universidade de Pernambuco.
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