A resolução de problemas de proporção simples e proporção múltipla: uma proposta de material curricular para professores que ensinam matemática na EJA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0121

Keywords:

educação de jovens e adultos, material curricular, teoria dos campos conceituais, professores que ensinam matemática

Abstract

A fim de contribuir com a qualidade de ensino na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), desenvolvemos como produto educacional, um material curricular, que contempla a temática proporcionalidade. Nosso objetivo é propiciar, por meio desse material formativo, um diálogo com o professor que ensina Matemática na EJA acerca dos eixos de proporção simples e proporção múltipla, no qual esse material comunique orientações sobre a abordagem da proporcionalidade na EJA, mas que o professor também tenha possibilidade de modificar esse recurso, a fim de atender às necessidades do contexto. Neste material, o professor terá acesso a explicações sobre os tipos de problemas matemáticos envolvendo proporção simples e múltipla, às estratégias de resolução de estudantes, tendo a oportunidade de identificá-las, analisá-las e também conhecer propostas de esquemas utilizados para resolver situações-problema relativas ao Campo Conceitual das Estruturas Multiplicativas, à luz da Teoria dos Campos Conceituais. O material possibilita que o professor perceba que o enfoque no ensino de matemática, na ótica conceitual, não deve ser restrito apenas ao resultado de situações-problema proposta no ambiente escolar, e sim considerar todas as atitudes realizadas no momento que o estudante procede com a resolução da situação. O produto educacional aqui apresentado integra uma pesquisa maior, articulada ao trabalho de dissertação do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares da Universidade de Pernambuco.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Flávia Priscila do Nascimento Gomes, Rede Estadual de Educação de Pernambuco

Mestra em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (UPE), Professora do Ensino Médio, Secretária de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco, Petrolina/Pernambuco/Brasil.

Ernani Martins dos Santos, Universidade de Pernambuco

Doutor em Psicologia Cognitiva (UFPE), Professor Associado, Universidade de Pernambuco-UPE, Recife/Pernambuco/Brasil.

References

ARROYO, Miguel González. Educação de jovens-adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: SOARES, Leôncio; GIOVANETTI, Maria Amélia; GOMES, Nilma Lino (Org.). Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 19- 50.

BARRETO, Marcília Chagas; CASTRO, Juscileide Braga; FILHO, José Aires de Castro. Teoria dos Campos Conceituais. In: FILHO, José Aires de Castro; SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos; LAUTERT, Síntria Labres (Org). Ensinando multiplicação e divisão do 6º ao 9º ano. Itabuna: Via Litterarum, 2017. p. 120.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer técnico nº 11/2000 Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica- DF. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, aprovado em 10.05.2000.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília : MEC, 1996.

HADDAD, Sergio; DI PIERRO, Maria Clara. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de

Educação, PUC/SP; Ação Educativa, 2000.

FONSECA. Maria da Conceição Ferreira Reis. Educação Matemática de Jovens e Adultos - Especificidades, desafios e contribuições. Livro eletrônico. 3ed- Belo Horizonte Autêntica Editor, 2007.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GOMES, Flávia Priscila do Nascimento. A resolução de problemas de proporção simples e proporção múltiplas por estudantes da educação de jovens e adultos: um olhar sob a perspectiva conceitual. Dissertação de Mestrado do Programa Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares da Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina, 2023.

GOMES, Fábio Silva; OLIVEIRA, Andreia Maria Pereira. Mapeamento de Pesquisas Nacionais sobre Materiais Curriculares de Matemática. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática. V.16, p.122–133, 2023.

LAUTERT, Síntria Labres. As dificuldades das crianças com a divisão: um estudo de intervenção. Tese (Doutorado em Psicologia cognitiva) – Universidade Federal de Pernambuco UPE/PE. Recife, p. 355. 2005.

MACEDO, Núbia Sueli Silva. A formação docente e o fenômeno da juvenilização da educação de jovens e adultos: desafios formativos. Dissertação (Programa de Pós- Graduação em Educação de Jovens e Adultos), da Universidade do estado da Bahia (UNEB) Salvador, 2017.

MAGINA, Sandra Maria Pinto; LAUTERT, Síntria Labres; SANTOS, Ernani Martins. Estratégias Exitosas de Alunos dos Anos Iniciais em Situações de Proporção. Educação e Realidade. Edição eletrônica, v. 45, p. 1-24, 2020.

MAGINA, Sandra; MERLINI, Vera Lúcia; SANTOS, Aparecido. A Estrutura Multiplicativa à luz da Teoria dos Campos Conceituais. In: José Aires de Castro Filho (Ed.). Matemática, cultura e tecnologia: perspectivas internacionais. Curitiba: CRV, 2016. p. 65-82.

MELLO, Paulo Eduardo Dias. Programas de materiais didáticos para a EJA no Brasil (1996-2014): trajetória e contradições. Atos de Pesquisa em Educação (FURB), v. 1, p. 80-99, 2015.

PORTO, Edna Rodrigues Silva. Raciocínio proporcional: a resolução de problemas por estudantes da EJA. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Pernambuco. CFCH. Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva. Recife, p. 129. 2015.

SANTOS, Ernani Martins. A Resolução de situações-problema de estrutura multiplicativa por estudantes do ensino fundamental. 2021. Tese (Livre Docência). Universidade de Pernambuco, Recife, 2021.

SANTOS, Ernani Martins et al. O campo conceitual das estruturas multiplicativas. In: GOMES, Claudia Roberta de Araújo; GOMES, Alex Sandro; SELVA, Ana Coelho Vieira (Org). Formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais: Tecnologias, teorias e práticas. 1. ed. Curitiba: Appris, 2018. p. 151.

Silva, José Diego Martins; SANTOS, Ernani Martins. Análise de situações de proporção simples em provas de matemática do ENEM. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 8, p. 226-241, 2021.

VERGNAUD, Gerard. Teoria dos campos conceituais. In: NASSER, L. (Ed.) Anais do 1º Seminário Internacional de Educação Matemática do Rio de Janeiro. p. 1-26. 1993.

VERGNAUD, Gerard. Multiplicative structures. In: HIEBERT, H.; BEHR, M. (Eds.). Research Agenda in Mathematics Education. Number Concepts and Operations in the Middle Grades. Hillsdale, N.J.: Lawrence Erlbaum. p. 141-161. 1988.

VERGNAUD, Gerard. Multiplicative structures. In LESH, R.; LANDAU, M. (Eds.) Acquisition of Mathematics Concepts and Processes. New York: Academic Press Inc. pp. 127-174. 1983.

Published

2023-12-30

How to Cite

GOMES, Flávia Priscila do Nascimento; SANTOS, Ernani Martins dos. A resolução de problemas de proporção simples e proporção múltipla: uma proposta de material curricular para professores que ensinam matemática na EJA. Revista BOEM, Florianópolis, v. 11, p. e0121, 2023. DOI: 10.5965/2357724X112023e0121. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/24822. Acesso em: 4 nov. 2024.

Issue

Section

Discussões sobre produtos educacionais: ensino de ciências, matemática e tecnologias