Aspectos do ensino e da aprendizagem de matemática no Ensino Superior: entre conteúdos, práticas e pesquisas
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X08162020001Palabras clave:
Educação Matemática, Produções acadêmicas, Ensino SuperiorResumen
Este artigo comenta as publicações do Boletim online de Educação Matemática – BOEM da Edição Temática Ensino e Aprendizagem da Matemática no Ensino Superior de Dezembro de 2020, que foi organizada em parceria com docentes pesquisadores do Instituto de Educação da Universidade do Minho, de Portugal. São sete textos que revelam objetos de investigação, procedimentos metodológicos e referenciais teóricos relacionados com a pesquisa de temas ligados à Educação Matemática no Ensino Superior. Como resultado, tem-se a organização de um panorama que mostra aos leitores aspectos da pesquisa acadêmica e das práticas desenvolvidas em cursos de Ensino Superior ligadas ao ensino e à aprendizagem de matemática.
Descargas
Citas
ALMOULOUD, Saddo. Ag. Fundamentos da didática da Matemática e metodologia de pesquisa. PUC-SP: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1997.
ANDRADE, Fabiana Chagas de; OLIVEIRA, Ana Teresa de Carvalho Correa de; ESQUINCALHA, Agnaldo da Conceição. Um estado da arte das pesquisas brasileiras sobre Pré-Cálculo. Boletim online de Educação Matemática, v. 8, n. 16, p. 91-111, dezembro/2020.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. 3º reimp. da 1. ed. São Paulo: Edições 70, 2016.
COSTA, André Pereira da; OLIVEIRA, Anatália Dejane Silva de. Processos de ensino e aprendizagem em Matemática na Educação Básica: a perspectiva das aulas como experiência formativa no estágio supervisionado. Boletim online de Educação Matemática, v. 8, n. 16, p. 13-31, dezembro/2020.
CORRADI, Raquel Polizeli; FRANCO, Valdeni Soliani. Visualização em Geometria, aproximações entre as perspectivas de Duval e Gutiérrez: um estudo com acadêmicos de um curso de licenciatura em Matemática. Boletim online de Educação Matemática, v. 8, n. 16, p. 32-51, dezembro/2020.
CURY, Helena N. O conhecimento pedagógico do conteúdo dos erros. In: VIANNA, Carlos R. (org.) Formação do Professor de Matemática: reflexões e propostas. Santa Cruz do Sul, RS: Editora IPR, 2012.
DAVIDOV, Vasily. La enseñanza escolar y el desarollo psíquico. Moscú: Editorial Progreso, 1988.
DUVAL, Ramond. Semiosis y Pensamiento Humano. Registres sémiotiques et apprentissages intellectuels: Santiago de Calai, Colômbia: 2004.
DUVAL, Ramond. Ver e ensinar a matemática de outra forma: entrar no modo matemático de pensar: os registros de representação semióticas. Org.: Tânia M. M. Campos. Tradução: Marlene Alves Dias. São Paulo: PROEM, 2011.
FERNER, Dienifer da Luz; SOARES, Maria Arlita da Silveira; MARIANI, Rita de Cássia Pistóia. Tarefas envolvendo Geometria: análise de um livro de matemática indicado em Projetos Pedagógicos de Cursos de Matemática Licenciatura. Boletim online de Educação Matemática, v. 8, n. 16, p. 52-71, dezembro/2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 20.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
GRAY, James; LINDSTRØM, Christine. Five Tips for Integrating Khan Academy in Your Course. Physics Teacher, v. 57, p. 406-408, 2019.
GUTIÉRREZ, Ángel. Procesos y habilidades en visualizacion espacial. In: Memorias del 3er Congreso Internac. sobre Investig. en Educ. Mat. (Valencia, 1991), Universidad de Valencia. Valencia. 1992.
MOROSINI; Marília Costa.; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul./dez. 2014.
LIMA, Reinaldo Feio. Estado do conhecimento da produção acadêmica sobre o ensino e a aprendizagem de Educação Estatística no Ensino Superior. Boletim online de Educação Matemática, v. 8, n. 16, p. 72-90, dezembro/2020.
OLIVEIRA, Lucas Duarte; RAMOS, Tiago Clarimundo; CARNEIRO, Joaquim Alexandre Santos Almeida Oliveira, LANDI JÚNIOR, Salmon. Conhecimentos de Matemática básica de graduandos nos anos iniciais de Engenharia: desafios, fragilidades e enfrentamentos possíveis. Boletim online de Educação Matemática, v. 8, n. 16, p. 134-152, dezembro/2020.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria do Socorro Lucena. Estágio e Docência. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2010.
RIBEIRO, Vivian de Paula; GODOY, Elenilton Vieira, ROLKOUSKI, Emerson. Análise de erros: um estudo com ingressantes de cursos de graduação. Boletim online de Educação Matemática, v. 8, n. 16, p. 112-133, dezembro/2020.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo "Estado Da Arte" em Educação. Revista Diálogo Educacional, v. 6, n. 19, p. 37-50 PUC/PR. Paraná, 2006.
VIGOTSKI, Luria S. A formação social da mente. 7.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista BOEM
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.