Aspectos do ensino e da aprendizagem de matemática no Ensino Superior: entre conteúdos, práticas e pesquisas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X08162020001

Palabras clave:

Educação Matemática, Produções acadêmicas, Ensino Superior

Resumen

Este artigo comenta as publicações do Boletim online de Educação Matemática – BOEM da Edição Temática Ensino e Aprendizagem da Matemática no Ensino Superior de Dezembro de 2020, que foi organizada em parceria com docentes pesquisadores do Instituto de Educação da Universidade do Minho, de Portugal. São sete textos que revelam objetos de investigação, procedimentos metodológicos e referenciais teóricos relacionados com a pesquisa de temas ligados à Educação Matemática no Ensino Superior. Como resultado, tem-se a organização de um panorama que mostra aos leitores aspectos da pesquisa acadêmica e das práticas desenvolvidas em cursos de Ensino Superior ligadas ao ensino e à aprendizagem de matemática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciane Mulazani dos Santos, UDESC/FAED

Professora Associada do Departamento de Pedagogia/FAED/UDESC, do curso de Licenciatura em Pedagogia, do Mestrado e Doutorado em Educação e do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias.

Elisa Henning, UDESC

Doutora em Engenharia de Produção, Professora Associada, Universidade do Estado de Santa Catarina – Centro de Ciências Tecnológicas, Joinville/SC/Brasil.

Maura Pauletto Taschetto, UDESC

Mestra em Engenharia Mecânica (UFSC), Doutoranda em Educação (PPGE/UDESC), Professora da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC/Brasil.

Anelise Girardi, UDESC

Mestranda em Educação (PPGE/UDESC), Florianópolis/SC/Brasil.

Citas

ALMOULOUD, Saddo. Ag. Fundamentos da didática da Matemática e metodologia de pesquisa. PUC-SP: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1997.

ANDRADE, Fabiana Chagas de; OLIVEIRA, Ana Teresa de Carvalho Correa de; ESQUINCALHA, Agnaldo da Conceição. Um estado da arte das pesquisas brasileiras sobre Pré-Cálculo. Boletim online de Educação Matemática, v. 8, n. 16, p. 91-111, dezembro/2020.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. 3º reimp. da 1. ed. São Paulo: Edições 70, 2016.

COSTA, André Pereira da; OLIVEIRA, Anatália Dejane Silva de. Processos de ensino e aprendizagem em Matemática na Educação Básica: a perspectiva das aulas como experiência formativa no estágio supervisionado. Boletim online de Educação Matemática, v. 8, n. 16, p. 13-31, dezembro/2020.

CORRADI, Raquel Polizeli; FRANCO, Valdeni Soliani. Visualização em Geometria, aproximações entre as perspectivas de Duval e Gutiérrez: um estudo com acadêmicos de um curso de licenciatura em Matemática. Boletim online de Educação Matemática, v. 8, n. 16, p. 32-51, dezembro/2020.

CURY, Helena N. O conhecimento pedagógico do conteúdo dos erros. In: VIANNA, Carlos R. (org.) Formação do Professor de Matemática: reflexões e propostas. Santa Cruz do Sul, RS: Editora IPR, 2012.

DAVIDOV, Vasily. La enseñanza escolar y el desarollo psíquico. Moscú: Editorial Progreso, 1988.

DUVAL, Ramond. Semiosis y Pensamiento Humano. Registres sémiotiques et apprentissages intellectuels: Santiago de Calai, Colômbia: 2004.

DUVAL, Ramond. Ver e ensinar a matemática de outra forma: entrar no modo matemático de pensar: os registros de representação semióticas. Org.: Tânia M. M. Campos. Tradução: Marlene Alves Dias. São Paulo: PROEM, 2011.

FERNER, Dienifer da Luz; SOARES, Maria Arlita da Silveira; MARIANI, Rita de Cássia Pistóia. Tarefas envolvendo Geometria: análise de um livro de matemática indicado em Projetos Pedagógicos de Cursos de Matemática Licenciatura. Boletim online de Educação Matemática, v. 8, n. 16, p. 52-71, dezembro/2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 20.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

GRAY, James; LINDSTRØM, Christine. Five Tips for Integrating Khan Academy in Your Course. Physics Teacher, v. 57, p. 406-408, 2019.

GUTIÉRREZ, Ángel. Procesos y habilidades en visualizacion espacial. In: Memorias del 3er Congreso Internac. sobre Investig. en Educ. Mat. (Valencia, 1991), Universidad de Valencia. Valencia. 1992.

MOROSINI; Marília Costa.; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul./dez. 2014.

LIMA, Reinaldo Feio. Estado do conhecimento da produção acadêmica sobre o ensino e a aprendizagem de Educação Estatística no Ensino Superior. Boletim online de Educação Matemática, v. 8, n. 16, p. 72-90, dezembro/2020.

OLIVEIRA, Lucas Duarte; RAMOS, Tiago Clarimundo; CARNEIRO, Joaquim Alexandre Santos Almeida Oliveira, LANDI JÚNIOR, Salmon. Conhecimentos de Matemática básica de graduandos nos anos iniciais de Engenharia: desafios, fragilidades e enfrentamentos possíveis. Boletim online de Educação Matemática, v. 8, n. 16, p. 134-152, dezembro/2020.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria do Socorro Lucena. Estágio e Docência. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2010.

RIBEIRO, Vivian de Paula; GODOY, Elenilton Vieira, ROLKOUSKI, Emerson. Análise de erros: um estudo com ingressantes de cursos de graduação. Boletim online de Educação Matemática, v. 8, n. 16, p. 112-133, dezembro/2020.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo "Estado Da Arte" em Educação. Revista Diálogo Educacional, v. 6, n. 19, p. 37-50 PUC/PR. Paraná, 2006.

VIGOTSKI, Luria S. A formação social da mente. 7.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Publicado

2020-12-17

Cómo citar

SANTOS, Luciane Mulazani dos; HENNING, Elisa; TASCHETTO, Maura Pauletto; GIRARDI, Anelise. Aspectos do ensino e da aprendizagem de matemática no Ensino Superior: entre conteúdos, práticas e pesquisas. Revista BOEM, Florianópolis, v. 8, n. 16, p. 1–12, 2020. DOI: 10.5965/2357724X08162020001. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/19292. Acesso em: 22 nov. 2024.