Visualização em Geometria, aproximações entre as perspectivas de Duval e Gutiérrez: um estudo com acadêmicos de um curso de licenciatura em Matemática
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X08162020032Palabras clave:
Licenciatura em Matemática, Ensino de geometria, Habilidades de visualização, Visualização geométricaResumen
Este artigo é parte de uma pesquisa de doutorado em Educação Matemática e se propõe a analisar a atividade de visualização, colaborando para a discussão da temática em cursos de licenciatura em Matemática, contribuindo para que mais alternativas que favoreçam a aprendizagem em Geometria sejam encontradas. Tem-se por objetivo investigar a atividade de visualização na resolução de uma tarefa de Geometria por acadêmicos de um curso de licenciatura em Matemática de uma Universidade ao norte do estado do Paraná, ao ingressarem no curso e ao concluírem as disciplinas de Geometria constantes na estrutura curricular do referido curso, e também identificar se os conceitos Geométricos requeridos na tarefa estão matematicamente consolidados. Trata-se uma pesquisa qualitativa, na perspectiva do paradigma interpretativo, segundo a modalidade estudo de casos múltiplos. A fundamentação teórica para análise dos dados se pauta nas ideias apresentadas por Duval e por Gutiérrez sobre a visualização em Geometria. Foi observado que os elementos e operações que compõe a visualização ocorrem, de modo geral, nos dois grupos. Porém, notou-se uma diferença -ainda que pequena- entre o desempenho dos integrantes dos grupos. Foram observadas dificuldades em relação ao conceito formal de quadrado e ao emprego de alguns dos elementos e operações que compõe a visualização pela perspectiva adotada.
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