Estado do conhecimento da produção acadêmica sobre o ensino e a aprendizagem de Educação Estatística no Ensino Superior

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X08162020072

Palabras clave:

Estado do Conhecimento, Educação Estatística, Ensino Superior

Resumen

Neste artigo, é apresentado um estudo de natureza qualitativa, do tipo Estado do Conhecimento, que teve como objetivo mapear a produção acadêmica sobre o ensino e a aprendizagem de Educação Estatística no Ensino Superior publicada nos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) e do Seminário Internacional de Educação Matemática (SIPEM). Na análise de conteúdo dos 11 trabalhos selecionados, consideraram-se quatro categorias, a saber: (i) autor(es) e origem dos trabalhos; (ii) referencial teórico para embasamento; (iii) método e instrumentos de produção de dados; (iv) Tendências das pesquisas em Educação Estatística. A partir dos trabalhos analisados, é possível afirmar que o ensino e a aprendizagem de Educação Estatística no Ensino Superior presentes nesses trabalhos baseiam-se na perspectiva da implementação de práticas pedagógicas estatísticas, isto é, se possibilita a articulação entre teoria e prática dos fundamentos da Educação Estatística por meio de estratégias/atividades pedagógicas, sala de aula invertida fazendo uso de recursos tecnológicos, modelagem matemática como metodologia para o desenvolvimento da Educação Estatística, pesquisas que discutiram a formação de professores em grupos colaborativos. Também foi abordado o currículo do curso de Licenciatura em Matemática e Pedagogia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Reinaldo Feio Lima, UNIFESSPA/IEA

Doutor em Educação (UFBA); Mestre em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS). Especialista em Estatística Educacional (UFPA); Graduado em Matemática (UEPA).

Citas

ANDRADE, Fabiana Chagas de; ALMEIDA, Marcio Vieira de; ESQUINCALHA, Agnaldo da Conceição. Percepção de estudantes sobre uma abordagem para o ensino de estatística no contexto do ensino híbrido. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13., 2019, Cuibá, MT. Anais... Mato Grosso, 2019. p. 1– 10.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. 3º reimp. da 1. ed. São Paulo: Edições 70, 2016.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BATANERO, Carmen. Sentido estadístico: componentes y desarrollo. In: JORNADAS VIRTUALES EN DIDÁCTICA DE LA ESTADÍSTICA, PROBABILIDAD Y COMBINATORIA, 1., 2013, Granada (Espanha). Actas... Granada: SEIEM, 2013. p. 55-61

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Meta-análise: seu significado para a pesquisa qualitativa. Revista Eletrônica de Educação Matemática - REVEMAT, Florianópolis, Ed. temática, v. 9, p. 7-20, Jun. 2014.

BORBA, Rute Elizabete de Souza Rosa. O Raciocínio Combinatório na Educação Básica. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 10., 2010, Salvador. Anais... Salvador, 2010.p.1-16.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Primeiro e segundo ciclo do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Terceiro e quarto ciclo do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da natureza. Matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o Ensino Médio. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB. 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEF, 2018.

CAMPOS, Celso Ribeiro; COUTINHO, Cileda Queiroz e Silva. A modelagem matemática e o letramento estatístico no ensino de gráficos. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., 2018, Foz do Iguaçu, PR. Anais... Paraná, 2018. p. 1– 10.

CAMPOS, Celso Ribeiro; WODEWOTZKI, Maria Lúcia Lorenzetti; JACOBINE, Otávio Roberto. Educação Estatística: teoria e prática em ambientes de modelagem matemática. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

CAMPOS, Celso Ribeiro. Towards critical statistics education. Saarbrücken, Deutschland: Lambert Academic Publishing, 2016.

CAMPOS, Celso Ribeiro. A Educação Estatística: uma investigação acerca dos aspectos relevantes à didática da estatística em cursos de graduação. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Instituto de Geociências e Ciências Exatas, UNESP-Rio Claro, 2007.

COSTA, Adriana.; NACARATO, Adair Mendes. A estocástica na formação do professor de matemática: percepções de professores e de formadores. Bolema, Rio Claro, v. 24, n. 39, p.367-386, nov. 2011.

COSTA, Wanderleya Nara Gonçalves.; PAMPLONA, Admur Severino. Entrecruzando fronteiras: a Educação Estatística na formação de professores de Matemática. Bolema, Rio Claro, v. 24, n. 40, p. 897-911. 2011. Edição Temática: Educação Estatística.

CAZORLA, Irene Maurício. A relação entre a habilidade viso-pictórica e o domínio de conceitos estatístico na leitura de gráficos, 2002. Tese (Doutorado em Educação) Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução: Luciana de Oliveira da Rocha. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

CRESWELL, John. W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Tradução de Luciana de Oliveira da Rocha. Porto Alegre: Artmed, 2010.

CONTI, Keli Cristina; NUNES, Luciana Neves; GOULART, Amari. Desafios da educação estatística em cursos de pedagogia. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., 2018, Foz do Iguaçu, PR. Anais... Paraná, 2018. p. 1– 10.

COSTA, Rosiane Moisés; COSTA, Rosicácia Florêncio; CARVALHO, José Wilson Pires. Sala de aula invertida no ensino de estatística: um estudo de caso no curso de Administração. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13., 2019, Cuibá, MT. Anais... Mato Grosso, 2019. p. 1– 10.

DAMIN, Willian. A educação estatística e a formação de professores de matemática: contribuições de um projeto para a constituição dos saberes docentes. 2018. 148 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.

DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Tradução de Sandra Regina Netz. Porto Alegre: Artmed, 2006.

FERREIRA, Ana Cristina. O trabalho colaborativo como ferramenta e contexto para o desenvolvimento profissional: compartilhando experiências. In: NACARATO, Adair Mendes; PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela. (Org.). A formação do professor que ensina Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. p. 149-166.

FIGUEIREDO, Auriluci de Carvalho. Ensino de estatística: discussão sobre sequências didáticas aplicadas por estudantes de licenciatura em pedagogia em ambiente virtual. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., 2018, Foz do Iguaçu, PR. Anais... Paraná, 2018. p. 1– 10.

GAL, Iddo. Adults’ statistical literacy: meanings, components, responsibilities. International Statistical Review, Voorburg, v. 70, n. 1, p. 1-25, 2002. Disponível em: <https://iase-web.org/documents/intstatreview/02.Gal.pdf>. Acesso em: 30 jan. 2020.

GATTI, Bernadete Angelina. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Plano, 2002.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

JÚNIOR, Ailton Paulo de Oliveira; ZAMORA, Pedro Rosental; SOUZA, Thiago Costa de. As atitudes em relação à probabilidade e à estatística e o desempenho acadêmico de alunos de alunos de uma bacharelado em ciências e tecnologia. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., 2018, Foz do Iguaçu, PR. Anais... Paraná, 2018. p. 1– 10.

KLÜBER, Tiago Emanuel; TAMBARUSSI, Carla Melli. A Pesquisa em Modelagem Matemática desde a VII Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática – CNMEM. Revista Perspectiva em Educação Matemática, v. 10, n. 23, p. 563-583, 2017

KLÜBER, Tiago Emanuel. Uma metacompreensão da Modelagem Matemática na Educação Matemática. 2012. 396 p. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. 2012.

LOPES, Celi Espasandin. Educação estatística no curso de licenciatura em matemática. Bolema, Rio Claro, v. 27, n. 47, p. 901-915, dezembro de 2013.

LOPES, Celi Espasandin. O Ensino de Estatística e Probabilidade na Educação Básica e a Formação de Professores. Cad. Cedes. Campinas, vol. 28. n. 74. p. 57 – 73, jan. /abr. 2008.

MOROSINI; Marília Costa.; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul./dez. 2014.

PENHA, Paulo César. A participação num grupo de dimensão colaborativa: reflexões sobre a minha prática docente. In: NACARATO, Adair Mendes; GRANDO, Regina Célia. (Org.). Estatística e Probabilidade na Educação Básica. 1 ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2013, p. 235-242.

PEREIRA, Luciana Boemer Cesar. Competências estatísticas e o ensino na área ciências agrárias: uma experiência no curso de Zootecnia. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13., 2019, Cuibá, MT. Anais... Mato Grosso, 2019. p. 1– 10.

PERIM, Andréa Pavan; WODEWOTZKI, Maria Lúcia Lorenzetti. Contribuições da modelagem matemática para o desenvolvimento da literacia estatística: uma experiência em um curso superior tecnológico. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., 2018, Foz do Iguaçu, PR. Anais... Paraná, 2018. p. 1– 10.

PORCIÚNCULA, Mauren; SAMÁ, Suzi. Projetos de Aprendizagem. In: PORCIÚNCULA, Mauren; SAMÁ, Suzi. (Org.). Educação Estatística: Ações e estratégias pedagógicas no Ensino Básico e Superior. Curitiba: CRV, 2015, p. 133-141.

ROCHA, Daniela Silveira et al. Estatística nas licenciaturas em matemática no estado de Mato Grosso. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13., 2019, Cuibá, MT. Anais... Mato Grosso, 2019. p. 1–10.

SCARLASSARI, Nathalia Tornisiello.; LOPES, Celi Espasandin. Mapeamento dos trabalhos publicados nas seis primeiras edições do SIPEM pelo grupo de trabalho em educação estatística (GT12) da SBEM. REVEMAT, Florianópolis (SC), v.14, Edição Especial Educação Estatística, p.1-17, 2019.

SCHREIBER, Karla Priscila; PORCIÚNCULA, Mauren. Contribuições do contexto colaborativo na formação docente para o ensino de estatística. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13., 2019, Cuibá, MT. Anais... Mato Grosso, 2019. p. 1– 10.

SHULMAN, Lee S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 4, p. 4-14, 1986. Disponível em: <http://www.fisica.uniud.it/URDF/masterDidSciUD/materiali/pdf/Shulman_1986.pdf>. Acesso em: 30 jan. 2020.

SILVA, CAMILA RUBIRA; SAMÁ, SUZI. Experiências no ensinar e no promover o aprende estatística para estudantes do bacharelado em Biblioteconomia. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13., 2019, Cuibá, MT. Anais... Mato Grosso, 2019. p. 1– 10.

SILVA, Geferson Gustavo Wagner Mota da. Sala de aula invertida: uma abordagem no ensino de estatística. 2018. Trabalho de conclusão do curso de especialista em Ensino de Matemática no Ensino Médio, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), 2018.

SOARES, Magdar Becker.; MACIEL, Fracisca Izabel Pereira. Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento. 2000. Disponível em http://www.mec.inep.gov. Acesso em: 29/01/2020.

VENDRAMINI, Claudete Maria Medeiros.; BRITO, Maria Regina Ferreira de. Relações entre atitude, conceito e utilidade da Estatística. Psicologia Escolar e Educacional. Perdizes (SP), v. 5 n. 1, p. 59-73, 2001.

VIALI, Lori. Aprender fazendo: como tirar proveito do computador para melhorar a aprendizagem da estatística. In: IX Encontro Nacional de Educação Matemática, 2007, Belo Horizonte (MG). Anais... Belo Horizonte, 2007. p. 1-15.

ZIEFFLER, Andrew, GARFIELD, Joan, FRY, Elizabeth. What Is Statistics Education? In: BEN-ZVI, D.; MAKAR, K.; GARFIEL, J. (ORGS) International Handbook of Research in Statistics Education. Gewerbestrasse: Springer International Handbooks of Education, 2018, p.37-71

WODEWOTZKI, Maria Lúcia L. JACOBINI, Otávio Roberto. O Ensino de Estatística no Contexto da Educação Matemática. In: BICUDO, M.A.V. & BORBA, M. de C. (orgs.). Educação Matemática: Pesquisa em Movimento. São Paulo: Editora Cortez, 2004, p. 232-249.

Publicado

2020-12-17

Cómo citar

LIMA, Reinaldo Feio. Estado do conhecimento da produção acadêmica sobre o ensino e a aprendizagem de Educação Estatística no Ensino Superior. Revista BOEM, Florianópolis, v. 8, n. 16, p. 72–90, 2020. DOI: 10.5965/2357724X08162020072. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/17110. Acesso em: 22 dic. 2024.