Jogo ASMDP: um instrumento para ensino de Expressões Numéricas

Autores/as

  • Marcos Felipe Santana de Sousa Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Rosane Leite Funato Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X06102018103

Resumen

Este artigo tem como objetivo apresentar o jogo ASMDP como um instrumento para contribuir para o ensino de Expressões Numéricas. Para isso, destacamos os materiais recicláveis como recurso para construção do jogo, visto que há uma preocupação cada vez maior com a sustentabilidade e em como reutilizar essas matérias primas de maneira eficaz. Para fundamentar a análise do jogo com um instrumento para o processo de ensino-aprendizagem das Expressões Numéricas, faremos uso da Teoria da Abordagem Instrumental, proposta por Rabardel (1995). Observamos que este jogo é um aliado importante no estímulo de cálculos mentais, pois contribuiu para o desenvolvimento do raciocínio aritmético, uma vez que ajuda a descobrir propriedades das operações e dos números, possibilitando a mobilização dos conteúdos estudados na busca de soluções para o jogo. 

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Biografía del autor/a

Marcos Felipe Santana de Sousa, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduando em Licenciatura pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Rosane Leite Funato, Universidade Estadual de Santa Cruz

Professora assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz do Departamento de Ciências Exatas e Tecnologias

Publicado

2018-08-28

Cómo citar

SANTANA DE SOUSA, Marcos Felipe; LEITE FUNATO, Rosane. Jogo ASMDP: um instrumento para ensino de Expressões Numéricas. Revista BOEM, Florianópolis, v. 6, n. 10, p. 103–122, 2018. DOI: 10.5965/2357724X06102018103. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/11904. Acesso em: 22 nov. 2024.