Ladrilhamentos e Educação Matemática
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X06102018123Resumen
O objetivo deste artigo é apresentar e discutir um produto educacional denominado Ladrilhamento e Educação Matemática, construído, inicialmente, para uma atividade de formação continuada, proposta pela Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Alfenas-MG, envolvendo perímetros, áreas, localização dos números racionais na reta e composição artística. O processo de criação e teorização sobre o produto levantou tantas possibilidades que vimos sua potencialidade em abordar outros temas como combinatória, frações, transformações geométricas e números irracionais. Tendo em vista que a criação e utilização de produtos educacionais, envolvem modos de ver e conceber a Educação Matemática, nossa produção foi pautada, principalmente, nos pressupostos do Modelo dos Campos Semânticos, com foco na produção de significados e na utilização de recursos didáticos com base em cenários de investigação. Deste ponto de vista, um produto educacional não se trata de um fim educacional, mas de um meio para que a intenção didática de um professor possa ser atendida de forma a produzir conhecimentos em salas de aula de matemáticaDescargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.