Ladrilhamentos e Educação Matemática
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X06102018123Abstract
O objetivo deste artigo é apresentar e discutir um produto educacional denominado Ladrilhamento e Educação Matemática, construído, inicialmente, para uma atividade de formação continuada, proposta pela Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Alfenas-MG, envolvendo perímetros, áreas, localização dos números racionais na reta e composição artística. O processo de criação e teorização sobre o produto levantou tantas possibilidades que vimos sua potencialidade em abordar outros temas como combinatória, frações, transformações geométricas e números irracionais. Tendo em vista que a criação e utilização de produtos educacionais, envolvem modos de ver e conceber a Educação Matemática, nossa produção foi pautada, principalmente, nos pressupostos do Modelo dos Campos Semânticos, com foco na produção de significados e na utilização de recursos didáticos com base em cenários de investigação. Deste ponto de vista, um produto educacional não se trata de um fim educacional, mas de um meio para que a intenção didática de um professor possa ser atendida de forma a produzir conhecimentos em salas de aula de matemáticaDownloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.