As Compreensões dos Estudantes Acerca do Conhecimento Sobre Ótica: análise de uma atividade para o estudo de fenômenos da natureza

Authors

  • Wanderley Pivatto Brum Universidade Federal de Santa Catarina
  • Elcio Schuhmacher

Abstract

Os estudantes trazem à sala de aula um conjunto de explicações sobre determinado assunto, conhecido como conhecimentos prévios, muitas vezes diferentes dos saberes científicos apresentados pela escola. Este ponto é essencialmente importante, uma vez que possibilita ao professor desacreditar que a apropriação de um conhecimento acontece pela simples transmissão. Os conhecimentos prévios são explicações funcionais para os objetos e fenômenos, muitas vezes pouco elaborados que precisam ser identificados e levados em consideração pelos professores de Física. Neste sentido, apresentamos uma experiência didática para o estudo do arco-íris, vivenciada em aulas de Física com estudantes da segunda série do ensino médio, analisada a partir dos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa. Entendemos que o ensino deve basear-se nas experiências pessoais que o estudante vivencia e que o papel do professor está na orientação e regulação das atividades, com vistas à transformação dos conhecimentos prévios em sua estrutura cognitiva. Assim, de acordo com o pensamento ausubeliano, se o professor deseja ensinar significativamente, é preciso descobrir aquilo que o estudante já sabe, para enfim, direcionar seus ensinamentos. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Wanderley Pivatto Brum, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela FURB/SC

Elcio Schuhmacher

Dr. em Química pela UFSC, SC. Coordenador do PPGECIM da FURB/SC

Published

2013-11-19

How to Cite

BRUM, Wanderley Pivatto; SCHUHMACHER, Elcio. As Compreensões dos Estudantes Acerca do Conhecimento Sobre Ótica: análise de uma atividade para o estudo de fenômenos da natureza. Revista BOEM, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 2–19, 2013. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/3871. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos