As Compreensões dos Estudantes Acerca do Conhecimento Sobre Ótica: análise de uma atividade para o estudo de fenômenos da natureza

Authors

  • Wanderley Pivatto Brum Universidade Federal de Santa Catarina
  • Elcio Schuhmacher

Abstract

Os estudantes trazem à sala de aula um conjunto de explicações sobre determinado assunto, conhecido como conhecimentos prévios, muitas vezes diferentes dos saberes científicos apresentados pela escola. Este ponto é essencialmente importante, uma vez que possibilita ao professor desacreditar que a apropriação de um conhecimento acontece pela simples transmissão. Os conhecimentos prévios são explicações funcionais para os objetos e fenômenos, muitas vezes pouco elaborados que precisam ser identificados e levados em consideração pelos professores de Física. Neste sentido, apresentamos uma experiência didática para o estudo do arco-íris, vivenciada em aulas de Física com estudantes da segunda série do ensino médio, analisada a partir dos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa. Entendemos que o ensino deve basear-se nas experiências pessoais que o estudante vivencia e que o papel do professor está na orientação e regulação das atividades, com vistas à transformação dos conhecimentos prévios em sua estrutura cognitiva. Assim, de acordo com o pensamento ausubeliano, se o professor deseja ensinar significativamente, é preciso descobrir aquilo que o estudante já sabe, para enfim, direcionar seus ensinamentos. 

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Author Biographies

Wanderley Pivatto Brum, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela FURB/SC

Elcio Schuhmacher

Dr. em Química pela UFSC, SC. Coordenador do PPGECIM da FURB/SC

Published

2013-11-19

How to Cite

BRUM, Wanderley Pivatto; SCHUHMACHER, Elcio. As Compreensões dos Estudantes Acerca do Conhecimento Sobre Ótica: análise de uma atividade para o estudo de fenômenos da natureza. Revista BOEM, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 2–19, 2013. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/3871. Acesso em: 5 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos