Conhecimentos de Matemática básica de graduandos nos anos iniciais de Engenharia: desafios, fragilidades e enfrentamentos possíveis

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X08162020134

Keywords:

Fração, Trigonometria, Aprendizagem, Ensino Superior

Abstract

Este trabalho tem como principal objetivo analisar o modo como uma turma de 38 estudantes de Engenharia dos anos iniciais responde a problemas elementares de Matemática envolvendo os conteúdos de frações e trigonometria. No momento da pesquisa, todos os participantes cursavam uma disciplina obrigatória da área de Física, numa instituição da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, no Sudoeste de Goiás. Os dados foram obtidos por via da aplicação de um questionário composto de quatro questões abertas. Com base nas análises realizadas, há indícios de que os estudantes, na sua maioria inscritos no 2º ou 4º período do referido curso, apresentam sérias dificuldades na resolução de problemas matemáticos de nível básico, principalmente nas questões de natureza mais interpretativa. Conclui-se que essa grave realidade educacional constatada na instituição investigada requer o desenvolvimento de medidas urgentes, tais como a ampliação dos projetos de ensino, a adequação do número de estudantes por turma, entre outros investimentos que de algum modo sejam acrescidos aos esforços desenvolvidos pelos professores em contexto de sala de aula visando a mitigação de lacunas formativas básicas destes estudantes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lucas Duarte Oliveira, Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde.

Acadêmico de Engenharia Ambiental com atuação na pesquisa sobre qualidade da água e geoprocessamento.

Tiago Clarimundo Ramos, Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde.

Professor na área de Física com atuação na pesquisa em Ensino de Ciências, com interesse pelo Ensino de Física e Química, Educação Científica para Cidadania, Educação CTS e Formação de Professores.

Joaquim Alexandre Santos Almeida Oliveira Carneiro, Universidade do Minho: Braga, PT.

Professor universitário e pesquisador na área de Nanotecnologia, Engenharia de Superfícies, Materiais Nanoestruturados, Filmes Finos, Materiais Fotocatalíticos, Anodização Industrial e Novos Materiais de Construção.

Salmon Landi Júnior, Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde.

Professor na área de Física com interesse no desenvolvimento trabalhos relacionados ao ensino de Física

References

AUSUBEL, David P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. 1. ed. New York: Plátano Edições Técnicas, 2000.

Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Básica 2019: resumo Técnico. Brasília, 2020.

CAVASOTTO, Marcelo; VIALI, Lori. Dificuldades na aprendizagem de cálculo: o que os erros podem informar. Boletim GEPEM, n. 59, p. 15-33, 2011.

DIONIZIO, Fátima Q.; BRANDT, Célia Finck. Análise das dificuldades apresentadas pelos alunos do ensino médio em trigonometria. ln: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE, 10., 2011, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2011. p. 4408 – 4421.

DUTRA-THOME, Luciana; PEREIRA, Anderson Siqueira; KOLLER, Silvia Helena. O Desafio de Conciliar Trabalho e Escola: Características Sociodemográficas de Jovens Trabalhadores e Não-trabalhadores. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 32, n. 1, p. 101-109, 2016.

ETCHEVERRIA, Teresa Cristina et al. Reflexões acerca do desempenho e das dificuldades de estudantes da educação básica e superior nas operações com frações. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, n. 2, p. 71-88, 2019.

FIGUEIREDO, Jairo V. de; MOURA, Egnilson M. de; ARAÚJO, Joniel Mendes de. O ensino de frações mediado por jogos de aprendizagem: uma proposta para o ensino. Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 6, n. 2, p. 259-272, 2018.

FÜHR, Luciane. A história da Matemática como facilitadora para o ensino e aprendizagem de frações. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, n. 1, p. 52-67, 2019.

GATTI, Bernardete A. Formação inicial de professores para a educação básica: pesquisas e políticas educacionais. Estudos em Avaliação Educacional, v. 25, n. 57, p. 24-54, 2014.

GOIS, Victor Hugo S.; SILVA, Karina Alessandra P. da; DALTO, Jader Otavio. Análise da Produção Escrita de Estudantes do Ensino Superior: Uma Abordagem Semiótica. Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 12, n. 2, p. 255 – 278, 2019.

GOMES, Maria Laura M. História do Ensino da Matemática: uma introdução. Belo Horizonte: CAED-UFMG, 2013.

GOULART, Ana Teresa et al. Dificuldades no aprendizado de Matemática: percepção de estudantes de duas escolas públicas de Anita Garibaldi. Revista Cientefico, v. 18, n. 37, p. 47-73. 2018.

GRAY, James; LINDSTRØM, Christine. Five Tips for Integrating Khan Academy in Your Course. Physics Teacher, v. 57, p. 406-408, 2019.

LIMA, Maria S. B.; MOREIRA, Érika Vanessa. Pesquisa qualitativa em geografia. Caderno Prudentino de Geografia, n. 37, v. 2, p. 27-55, 2015.

LOPES, Artur. Algumas reflexões sobre a questão do alto índice de reprovação nos cursos de Cálculo da UFRGS. Sociedade Brasileira de Matemática, n. 26/27, p. 123-146, 1999.

LOPES, Aldo P. C.; REIS, Frederico S. Vamos viajar? – Uma abordagem da aprendizagem baseada em problemas no cálculo diferencial e integral com alunos de Engenharia. Revista de Educação Matemática, v. 16, n. 23, p. 449-469, 2019.

MALTA, Iaci. Linguagem, leitura e Matemática. In CURY, Helena N. Disciplinas Matemáticas em cursos superiores: reflexões, relatos, propostas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. p. 41-62.

MASOLA, Wilson J.; ALLEVATO, Norma Suely G. Dificuldades de aprendizagem Matemática de alunos ingressantes na educação superior. Revista Brasileira de Ensino Superior, v. 2, n. 1, p. 64-74, 2016.

MONTEIRO, Alexandre B.; GROENWALD, Cláudia Lisete O. Dificuldades na Aprendizagem de Frações: Reflexões a partir de uma Experiência Utilizando Testes Adaptativos. Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 7, n. 2, p. 103-135, 2014.

MORAES, Mônica et al. A evasão em cursos de licenciatura em um instituto federal. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 3, p. p. 12059 -12074, 2020.

NUSSENZVEIG, Herch M. Curso de Física Básica: Eletromagnetismo. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2015.

OLIVEIRA, Gerson P. de; FERNANDES, Ricardo U. Uso de tecnologias para ensino de trigonometria: estratégias pedagógicas para a construção significativa da aprendizagem. Educação Matemática Pesquisa, v. 12, n. 3, p. 548-577, 2010.

OLIVEIRA, Marcelo S. Uma reflexão sobre a ideia de superação do ensino tradicional na educação Matemática: a dicotomia entre a abordagem clássica e abordagens inovadoras em foco. Boletim online de Educação Matemática, v. 7, n. 14, p. 79-93, 2019.

OLIVEIRA, Melina D. de; MELO-SILVA, Lucy L. Estudantes universitários: a influência das variáveis socioeconômicas e culturais na carreira. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, v. 14, n. 1, p. 23-34, 2010.

PACHECO, Marina B.; ANDREIS, Greice S. L. Causas das dificuldades de aprendizagem em Matemática: percepção de professores e estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Revista Principia, n. 18, p. 105-119, 2017.

PALHARES, Pedro; GOMES, Alexandra; CARVALHO, Paulo; CEBOLO, Valter. From Teacher Education to Teacher Practice: A Gap Affecting the Implementation of Tasks. In: CLARKE, Bárbara; GREVHOLM, Barbro; MILLMAN, Richard (eds). Tasks in Primary Mathematics Teacher Education. Boston, MA: Springer, 2009. p. 275-284.

RAMOS, Taurino C. A Importância da Matemática na vida cotidiana dos alunos do ensino fundamental II. Cairu em Revista, n. 9, p. 201-218, 2017.

ROCHA, Aline L. P.; LELES, Cláudio R.; QUEIROZ, Maria G. Fatores associados ao desempenho acadêmico de estudantes de Nutrição no Enade. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 99, n. 251, p. 74-94, 2018.

SANTOS, Welvesley S.; GALVANIN, Edinéia Aparecida S.; CARVALHO, Jaqueline N. As Contribuições do Estudo Extra Classe nas Notas Escolares dos Alunos de uma Escola da Cidade de Barra do Bugres – Mato Grosso. Ciência e Natura, v. 39 n. 1, p. 127–132, 2017.

SILVA, André Gustavo O. da; SALVI, Rosana. Trigonometria sem traumas: uma experiência com jogos. Revista de Educação Matemática, v. 13, n. 15, p. 27-36, 2011.

SILVA, Adriani C.; VANINI, Lucas. Investigação nos processos de ensino e de aprendizagem de funções polinomiais do 1º grau por meio do software GeoGebra. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 2, n. 2, p. 277-293, 2019.

SILVA JÚNIOR, João Mauro da.; COELHO, Gleide R. O ensino por investigação como abordagem para o estudo do efeito fotoelétrico com estudantes do ensino médio de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 1, p. 51-78, 2020.

SILVA, Lana Thais S.; AQUINO, Viviane J. B. Fração também é número?. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, n. 1, p. 68 – 81, 2019.

SILVA, Saulo Luis L. da.; FUMIÃ, Herman F. É seguro atirar para cima? Uma análise da letalidade de projéteis subsônicos. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 41, n. 3, 2019.

SOUZA, Rondon T. Y. B. et al. Formação continuada de professores de ciências utilizando a Aquaponia como ferramenta didática. Ciência & Educação, v. 25, n. 2, p. 395-410, 2019.

STEWART, Ian. Em busca do infinito: uma história da Matemática dos primeiros números à teoria do caos. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.

TABILE, Ariete F.; JACOMETO, Marisa Cláudia D. Fatores influenciadores no processo de aprendizagem: um estudo de caso. Revista Psicopedagogia, v. 34, n. 103, p. 75-86, 2017.

TARTUCE, Gisela Lobo B. P. et al. Desafios do ensino médio no brasil: iniciativas das secretarias de educação. Cadernos de Pesquisa, v. 48, n. 168, p. 478-504, 2018.

VISEU, Floriano et al. Conceções de Professores do Ensino Básico sobre a Prova Matemática: influência da experiência profissional. Boletim de Educação Matemática, v. 31, n. 57, p. 430-453, 2017.

VISEU, Floriano; ROCHA, Helena. Percepções de professores de Matemática sobre o ensino de funções e sobre o uso de materiais tecnológicos Introdução. Educação Matemática Pesquisa, v. 20, n. 2, p. 113–139, 2018.

Published

2020-12-17

How to Cite

OLIVEIRA, Lucas Duarte; RAMOS, Tiago Clarimundo; CARNEIRO, Joaquim Alexandre Santos Almeida Oliveira; LANDI JÚNIOR, Salmon. Conhecimentos de Matemática básica de graduandos nos anos iniciais de Engenharia: desafios, fragilidades e enfrentamentos possíveis. Revista BOEM, Florianópolis, v. 8, n. 16, p. 134–152, 2020. DOI: 10.5965/2357724X08162020134. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/18000. Acesso em: 21 nov. 2024.