Análise de erros: um estudo com ingressantes de cursos de graduação
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X08162020112Keywords:
Educação Matemática no Ensino Superior, Análise de Erros, Função Quadrática, Função CompostaAbstract
O presente artigo tem como objetivo identificar tipos de erros cometidos por estudantes ingressantes em cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná na resolução de duas questões discursivas envolvendo funções quadráticas e compostas e suas correlações com aspectos atitudinais em relação à matemática. O artigo é o resultado de projetos de iniciação científica vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e desenvolvidos no período de setembro de 2018 a julho de 2019. Para tanto, duas questões discursivas sobre funções, constantes de uma avaliação diagnóstica, de caráter não obrigatória, aplicadas a 804 ingressantes dos cursos de – Administração, Agronomia, Ciências da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Engenharias, Estatística, Física, Geologia, Informática Biomédica, Matemática, Matemática Industrial, Química e Zootecnia – foram analisadas, de acordo com os pressupostos da Análise de Conteúdo, e à luz de referenciais teóricos de análise de erros e da didática francesa. A análise das questões indicou sete categorias de erros: leitura do gráfico, conceito de função quadrática e propriedades, operações numéricas e simbologias, interpretação do problema, metodologia, transição da forma algébrica para geométrica, conceito de par ordenado. O trabalho desenvolvido demonstrou que o uso da análise de erro pode ser uma poderosa ferramenta para auxiliar os estudantes na compreensão de regras matemáticas que, quando transferidas de um contexto para outro, sem o devido cuidado, invariavelmente, produzem resultados incorretos, além da necessidade da incorporação de situações que requeiram a mobilização de diferentes representações.
Downloads
References
ALMOULOUD, Saddo. Ag. Fundamentos da didática da Matemática e metodologia de pesquisa. PUC-SP: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1997.
ARTIGUE, Michèle. Ingèniere didactique. RDM, v. 9, n. 3, p. 231-308, 1988.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.
BIGODE, Antonio. J. Prefácio. In: CURY, Helena N. Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
BORASI, Raffaella. Reconceiving mathematics instruction: a focus on errors. Norwood, NJ: Ablex, 1996.
CHACÓN, Inés M. G. Matemática Emocional: os afetos na Aprendizagem Matemática. Tradução: Daisy Vaz de Moraes. Porto Alegre, RS: Artmed, 2003.
CURY, Helena N.; BISOGNIN, Eleni; BISOGNIN, Vanilde. A análise de erros como metodologia de investigação. (2009). Disponível em: www.apm.pt/files/142359_CO_Cury_Bisognin_Bisognin_4a36c5d50a09a.pdf. Acessado em 02. Fev. 2019.
CURY, Helena N. Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
CURY, Helena N. O conhecimento pedagógico do conteúdo dos erros. In: VIANNA, Carlos R. (org.) Formação do Professor de Matemática: reflexões e propostas. Santa Cruz do Sul, RS: Editora IPR, 2012.
RIBEIRO, Alessandro J.; CURY, Helena N. Álgebra para a formação do professor. Belo Horizonte: Autêntica Editora. (Coleção Tendências em Educação Matemática), 2015.
SILVEIRA, Maria. R. A. Aplicação e interpretação de regras matemáticas. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v.10, n.1 p. 93-113, 2008.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Revista BOEM
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.