Análises preliminares do uso do material didático: “É mato, planta ou comida?”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0136

Palavras-chave:

botânica, ensino de ciências, biodiversidade

Resumo

Apesar do Brasil possuir uma rica diversidade florística que pode ser utilizada na alimentação, medicina, vestimenta, fabricação de móveis e outras, ainda existe uma sub-representação da flora nas escolas. Isso contribui para o fenômeno da Disparidade na Percepção das Plantas que consiste no desinteresse e na ausência de atitudes em prol das plantas. Tendo em vista esse desprezo com as plantas, foi elaborado um material didático intitulado “É mato, planta ou comida?” que visa fomentar a valorização de espécies da biodiversidade brasileira e seu uso na alimentação. Para a elaboração do material didático, foram utilizados referenciais teóricos relacionados à transposição didática. A produção incorporou a abordagem de elementos da Natureza da Ciências, o enfoque evolutivo e propostas de atividades investigativas. Esse material foi utilizado por quatro professores de Ciências da Região Metropolitana da Baixada Santista do estado de São Paulo e 45 estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental responderam a um questionário fechado em escala tipo Likert avaliando o material didático. Mais da metade dos estudantes acharam o material didático interessante e 59% afirmaram que o material contribuiu para o desenvolvimento do pensamento crítico. A eficácia na utilização do material didático depende da forma como o professor utiliza o material, pois os quatro professores eram livres para utilizarem da maneira que desejassem. Espera-se que o material contribua para o desenvolvimento de conhecimentos e atitudes pró-ambientais para a conservação e preservação de espécies consideradas não carismáticas, como as plantas.

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Biografia do Autor

Flávia Martho Landinho, Universidade Federal do ABC

Licenciada em Ciências Biológicas (UNESP). Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da Universidade Federal do ABC (Santo André/SP).

Fernanda Franzolin, Universidade Federal do ABC

Pedagoga, bióloga, mestre e doutora em Educação graduada e pós-graduada pela Universidade de São Paulo. Professora adjunta do Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC e vice coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da Universidade Federal do ABC (Santo André/SP)

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

LANDINHO, Flávia Martho; FRANZOLIN, Fernanda. Análises preliminares do uso do material didático: “É mato, planta ou comida?”. Revista BOEM, Florianópolis, v. 11, p. e0136, 2023. DOI: 10.5965/2357724X112023e0136. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/24770. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Discussões sobre produtos educacionais: ensino de ciências, matemática e tecnologias