Avaliação formativa por meio de vídeos em turmas de Cálculo: uma experiência enriquecedora na época da pandemia
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X12222024e0108Palavras-chave:
avaliação formativa, feedback, ensino de Cálculo Diferencial e Integral, aulas remotas, produção de vídeo estudantilResumo
O objetivo deste artigo é relatar um estudo de caso de avaliação formativa realizada por meio de vídeos, com duas turmas, uma de Cálculo I e outra de Cálculo 2, em uma universidade brasileira, no período da pandemia do covid-19 entre os anos de 2020 e 2021. A metodologia utilizada para a análise das atividades desenvolvidas foi a qualitativa. Para as avaliações das aprendizagens na disciplina, os estudantes enviavam vídeos ao professor, semanalmente, mostrando as respostas produzidas para as atividades, explicando como desenvolveram cada uma delas. Como feedback, o professor comentava cada resolução em forma de comentário, na plataforma Teams. Concluímos que a avaliação por meio de vídeos produzidos pelos alunos favoreceu as aprendizagens numa perspectiva formativa, com duas características principais: a primeira, proporcionou ao estudante não apenas a escrever suas resoluções, mas também a explica-las oralmente, expondo os seus pensamentos no desenvolvimento das respostas; a outra, proporcionou ao professor uma melhor compreensão do processo cognitivo dos estudantes, por meio de suas falas, permitindo fornecer feedbacks mais precisos em relação aos aspectos que necessitavam ser aprimorados para o sucesso acadêmico nas disciplinas.
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