Avaliação formativa por meio de vídeos em turmas de Cálculo: uma experiência enriquecedora na época da pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X12222024e0108

Palavras-chave:

avaliação formativa, feedback, ensino de Cálculo Diferencial e Integral, aulas remotas, produção de vídeo estudantil

Resumo

O objetivo deste artigo é relatar um estudo de caso de avaliação formativa realizada por meio de vídeos, com duas turmas, uma de Cálculo I e outra de Cálculo 2, em uma universidade brasileira, no período da pandemia do covid-19 entre os anos de 2020 e 2021. A metodologia utilizada para a análise das atividades desenvolvidas foi a qualitativa. Para as avaliações das aprendizagens na disciplina, os estudantes enviavam vídeos ao professor, semanalmente, mostrando as respostas produzidas para as atividades, explicando como desenvolveram cada uma delas. Como feedback, o professor comentava cada resolução em forma de comentário, na plataforma Teams. Concluímos que a avaliação por meio de vídeos produzidos pelos alunos favoreceu as aprendizagens numa perspectiva formativa, com duas características principais: a primeira, proporcionou ao estudante não apenas a escrever suas resoluções, mas também a explica-las  oralmente, expondo os seus pensamentos no desenvolvimento das respostas; a outra, proporcionou ao professor uma melhor compreensão do processo cognitivo dos estudantes, por meio de suas falas, permitindo fornecer feedbacks mais precisos em relação aos aspectos que necessitavam ser aprimorados para o sucesso acadêmico nas disciplinas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BEZERRA, W. W. V.; GONTIJO, C. H. Avaliação para as aprendizagens: Uma abordagem a partir do trabalho com limites de funções reais num curso de Cálculo 1. Educação Matemática em Revista, Brasília, v. 22, n. 56, p. 261-276, out./dez. 2017.

BEZERRA, W. W. V.; GONTIJO, C. H.; FONSECA, M. G. Fostering Mathematical Creativity in the Classroom through Feedbacks. Acta Scientiae, Canoas, v. 23, n. 2, 88-112, Mar./Apr. 2021.

BROOKHART, S. M. Address Learning loss: formative assessment tools aid in remote learning. Learning Sciences International, [s. l.], p. 1-18, out. 2020.

FERNANDES, D. Avaliação Formativa. In: FOLHA DE APOIO À FORMAÇÃO: Projeto de Monitorização Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Lisboa: Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação, 2021. p. 01-11.

FERNANDES, D. Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas. São Paulo: Editora UNESP, 2009.

HOFFMANN, J. Avaliação mito e desafio: uma perspectiva construtivista. 43. ed. Porto Alegre: Mediação, 2013.

MACHADO, E. A. Feedback. In: FOLHA DE APOIO À FORMAÇÃO: Projeto de Monitorização Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Lisboa: Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação, 2021. p. 01-15.

MINAYO, M. C. de S. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2007. Cap. 1. p. 9-28.

OECHSLER, V.; FONTES, B. C.; BORBA, M. de Carvalho. Etapas da produção de vídeos por alunos da educação básica: uma experiência na aula de matemática. Revista Brasileira de Educação Básica, Cidade, v. 2, n. 2, p. 1 -9, jan./mar. 2017.

PEREIRA, J. et al. A produção de vídeo como prática pedagógica no processo de ensino-aprendizagem. Educitec, Manaus, v. 04, n. 08, p. 208-223, nov. 2018.

SANTANA, C. A. S. C. de; SANT´ANA, C. de C. Produção de vídeo estudantil e aprendizagens matemáticas: um estudo segundo os pressupostos da teoria das inteligências múltiplas. Olhar de Professor, Cidade, v. 21, n. 1, p. xx-xx, mar./jun. 2018.

SOUSA, E. R.; GONTIJO, C. H. Os vídeos como ferramenta didática para o ensino-aprendizagem da Matemática Financeira. Research, Society and Development, [s. l.], v. 10, n. 2, e18010213195, 2021.

SOUZA, M. F. de; OLIVEIRA, S. R. de. Um olhar para as pesquisas sobre o uso de vídeo no ensino de matemática. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v. 23, n. 2, p. 245-277, 2021.

TENORIO, J. S.; COSTA, C. J. de S. A.; SANTOS, G. O. O uso de vídeos como recurso avaliativo para aprendizagem: uma experiência na educação do Ensino Superior. Rica – Revista Interdisciplinar de Ciência Aplicada, Petrópolis, v. 6, n. 10, p. 37-43, 2022.

VILLAS BOAS, B. M. de F. (org.). Avaliação: políticas e práticas. 3. ed. Campinas: Papirus, 2002.

VILLAS BOAS, B. M. de F. Portifólio, Avaliação Formativa e Feedback. In: VILLAS BOAS, B. M. de F. (org.). Avaliação: Interações com o trabalho pedagógico. Campinas: Papirus, 2017.Parte II. cap. 4. p. 157-167.

Downloads

Publicado

2024-10-15

Como Citar

BEZERRA, Wescley Well Vicente; SANTOS, Rogério César dos; GONTIJO, Cleyton Hércules. Avaliação formativa por meio de vídeos em turmas de Cálculo: uma experiência enriquecedora na época da pandemia. Revista BOEM, Florianópolis, v. 12, n. 22, p. e0108, 2024. DOI: 10.5965/2357724X12222024e0108. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/2357724X12222024e0108. Acesso em: 6 nov. 2024.