A inclusão do aluno com deficiência visual em contexto escolar: afeto e práticas pedagógicas

Autores

  • Larissa Oliveira Mesquita Ribeiro Faculdade Integrada Brasil-Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984317813012017008

Palavras-chave:

Educação, Inclusão, Afetividade, Práticas Pedagógicas,

Resumo

O artigo tem como objetivo compreender a função da afetividade e das práticas pedagógicas no processo de inclusão do aluno com deficiência visual. A partir de levantamentos bibliográficos, constatou-se que a inclusão escolar tem sido muito discutida nos últimos anos, inclusive em relação ao acesso dos alunos com deficiência visual em classes regulares de ensino. Está estabelecido em legislação que é dever do Estado garantir uma educação de qualidade a todos os alunos. Verificou-se ainda que a efetivação do processo de inclusão escolar depende de vários outros aspectos, entre os quais dois ganham especial destaque, a afetividade, que precisa ser um elemento marcante na relação entre a diversidade de sujeitos na escola, mas fundamentalmente entre professores e alunos; e também as práticas pedagógicas, que são de suma importância para o processo de ensino-aprendizagem e desenvolvimento do aluno com deficiência visual.

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Biografia do Autor

Larissa Oliveira Mesquita Ribeiro, Faculdade Integrada Brasil-Amazônia

Pedagoga, especialista em Educação Especial na Perspectiva da Inclusão

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Publicado

01-04-2017

Como Citar

RIBEIRO, Larissa Oliveira Mesquita. A inclusão do aluno com deficiência visual em contexto escolar: afeto e práticas pedagógicas. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 008–032, 2017. DOI: 10.5965/1984317813012017008. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/9287. Acesso em: 25 nov. 2024.