Espaço vivido e Aprendizagem significativa: o educando com deficiência visual nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Larissa Oliveira Mesquita Ribeiro Faculdade Integrada Brasil-Amazônia
  • Willame de Oliveira Ribeiro Universidade do Estado do Pará

Palavras-chave:

Espaço vivido, Deficiência visual, Inclusão, Práticas docentes, Aprendizagem significativa

Resumo

A pesquisa tem como objetivo compreender a importância do espaço vivido nas práticas docentes para educandos dos anos iniciais do ensino fundamental com deficiência visual, considerando os preceitos da aprendizagem significativa (AUSUBEL, 2000). Por meio de levantamentos bibliográficos concernentes aos conceitos de espaço vivido, aprendizagem significativa, práticas docentes e educandos com deficiência visual, tornou-se possível o entendimento de que indivíduos com deficiência visual, assim como aqueles com outras deficiências, devem estar inclusos no sistema regular de ensino, atendendo aos princípios da educação inclusiva e de uma escola para todos. Nesse sentido, o espaço vivido desempenha um papel fundamental, pois fornece ao docente importante ferramenta para a compreensão das particularidades dos educandos com essas características, bem como informações relevantes a respeito de seus conhecimentos prévios, o que se torna estratégico ao alcance da aprendizagem, considerando que o significado dos novos conhecimentos para o educando somente se estabelece mediante as conexões construídas com suas compreensões prévias. 

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Biografia do Autor

Larissa Oliveira Mesquita Ribeiro, Faculdade Integrada Brasil-Amazônia

Pedagoga, especialista em Educação Especial na Perspectiva da Inclusão

Willame de Oliveira Ribeiro, Universidade do Estado do Pará

Geógrafo, Doutor em Geografia e Professor do Departamento de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade do Estado do Pará.

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Publicado

01-10-2018

Como Citar

RIBEIRO, Larissa Oliveira Mesquita; RIBEIRO, Willame de Oliveira. Espaço vivido e Aprendizagem significativa: o educando com deficiência visual nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 14, n. 4, p. 057–077, 2018. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/11578. Acesso em: 13 nov. 2024.