ACESSIBILIDADE NO ENSINO PROFISSIONAL TECNOLOGICO: UMA DESCRIÇÃO DAS AÇÕES DE INCLUSÃO

Autores/as

  • Kelma Freitas Felipe Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará.

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781212016026

Palabras clave:

Educação Inclusiva, Educação Profissional e Tecnológica, Acessibilidade.

Resumen

O presente trabalho elenca as ações de inclusão desenvolvida pelo Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) – Campus Limoeiro do Norte. Neste estudo utilizou-se a pesquisa quali-quatitativa para descrição e análise das ações realizadas durante um (01) ano, em busca da inclusão no espaço educacional. Foram objetos de estudo: 1) Palestras e Oficinas sobre Educação Inclusiva; 2) Elaboração de tutorial com orientações e adaptações didática-pedagógica; 3) Projeto Monitorias Inclusivas, 4) Levantamento de acessibilidade arquitetônica do campus. Como resultado verificou-se que tomar posse de informações sobre esta temática e difundi-las possibilita uma compreensão da política de inclusão, de seus entraves e limites dentro do espaço educacional, além de permitir uma maior interação entre servidores, discentes e sociedade civil na busca pela inclusão social e acessibilidade da Pessoa com Deficiência (PcD). Na pesquisa também se concluiu que o referido ano foi um marco para a ampliação das discussões sobre a Educação Inclusiva no campus, o que oportunizou o desenvolvimento de estratégias de acessibilidade, além de colaborar com a permanência dos discentes na instituição, considerando que do total de 06 alunos matriculados apenas 01 evadiu.

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Biografía del autor/a

Kelma Freitas Felipe, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará.

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, Especialista em Administração e Planejamento de Projetos Social e Mestre em Politicas Públicas e Sociedade também pela UECE

Publicado

2016-06-01

Cómo citar

FELIPE, Kelma Freitas. ACESSIBILIDADE NO ENSINO PROFISSIONAL TECNOLOGICO: UMA DESCRIÇÃO DAS AÇÕES DE INCLUSÃO. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 12, n. 1, p. 26–44, 2016. DOI: 10.5965/198431781212016026. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/7594. Acesso em: 18 may. 2024.

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