As produções acadêmicas sobre a surdocegueira: contribuições para atuação docente

Autores

  • Talyta Nunes Rocha Universidade do Estado de Santa Catarina image/svg+xml
  • Geisa Letícia Kempfer Böck Universidade do Estado de Santa Catarina image/svg+xml
  • Carla Peres Souza Universidade do Estado de Santa Catarina image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984317813012017092

Palavras-chave:

Surdocegueira, Educação Inclusiva, Docência

Resumo

Este estudo qualitativo exploratório, realizado por meio de pesquisa documental, aborda o tema surdocegueira, objetivando verificar que informações são veiculadas acerca de estudantes surdocegos em artigos acadêmicos publicados no Brasil, entre os anos de 2001 e 2014, disponibilizados no site de periódicos da Capes. Há o intuito de compreender se essas informações oferecem subsídios à atuação de professores, conforme os aspectos indicados pelos referenciais teóricos. Sete artigos acadêmicos foram encontrados, a metodologia de Análise de Conteúdo (BARDIN, 1988) foi adotada, durante a pré-análise algumas categorias foram definidas, sendo elas: diagnóstico, comunicação e interação social. A partir dessa categorização os documentos sofreram a fragmentação, possibilitando a compreensão de que informações são veiculadas acerca do processo educacional de estudantes surdocegos. Com esse trabalho foi possível compreender a importância de estabelecer redes de apoio a escolarização desses estudantes, em que o professor da sala regular e demais profissionais, família e comunidade interajam na promoção de propostas pedagógicas que favoreçam a comunicação e interação social, com vistas à aprendizagem. Conclui-se, também, que são escassas as fontes de informações, mas o professor que busca incluir todos estudantes, tentará compreender possibilidades de comunicação e assim, recursos educacionais e de acessibilidade podem ser explorados.

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Biografia do Autor

Talyta Nunes Rocha, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduada no curso de pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Bolsista de extensão no LEdI- Laboratório de Educação Inclusiva da UDESC, nos anos de 2014 a 2016. Pós graduanda em nível de especialização na área de Atendimento Educacional Especializado pela Unicesumar.

Geisa Letícia Kempfer Böck, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora do Centro de Educação a Distância da UDESC, Doutoranda do programa de psicologia da UFSC

Carla Peres Souza, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduada em Matemática Licenciatura Plena pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2000). Especialista em Educação Inclusiva pela Universidade Castelo Branco (2007). Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009), com dissertação na temática Educação Inclusiva. Professora de Matemática da Educação Básica e Ensino Superior. Docente no curso de Pedagogia presencial (FAED) e a distância (CEAD) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), ministrando disciplinas da área de Teoria e Prática Pedagógica e Aprofundamento em Educação Especial.

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Publicado

01-08-2017

Como Citar

ROCHA, Talyta Nunes; BÖCK, Geisa Letícia Kempfer; SOUZA, Carla Peres. As produções acadêmicas sobre a surdocegueira: contribuições para atuação docente. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 13, n. 2, p. 092–109, 2017. DOI: 10.5965/1984317813012017092. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/9371. Acesso em: 22 dez. 2024.

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