Adolescência e juventude: construções e multiplicidades
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984317818202327Palavras-chave:
arte, ensino, juventude, multiplicidadeResumo
O presente artigo pretende uma reflexão frente ao tema Adolescência e Juventude, bem como de alguns conceitos em torno deste tão relevante assunto e período vivenciado pelo ser humano ao seu próprio modo e em suas distintas condições. Intenta-se aqui, frente aos conceitos em observação, apresentar a juventude, seus dramas, sofrimentos e desafios na contemporaneidade pela ótica de algumas obras do artista plástico norueguês Edward Munch, cujos trabalhos e expressões retratam também a juventude de seus dias, bem como, sua sexualidade, trabalho, vulnerabilidades, seus sofrimentos, desolações e suas paixões. Para isso, utilizam-se bibliografias que transitam em torno dos conceitos de juventude e suas diversidades. Faz-se também o uso iconográfico para reflexões artístico-histórico visando uma aproximação da captura poética e imagética de Munch diante da juventude de seu tempo. Por último, este trabalho, traz uma rápida discussão sobre a corresponsabilidade institucional e social que temos enquanto sociedade e escola perante nossa juventude, seu desenvolvimento, suas multiplicidades, sexualidades e vulnerabilidades no ambiente escolar e de ensino.
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