Jogo cooperativo de ciências: o ensino de Libras para alunos ouvintes do quinto ano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781632020267

Palavras-chave:

Jogo Cooperativo, Ensino de Libras, Reciclagem, Alunos Ouvintes,

Resumo

Este estudo tem por objetivo geral a análise do jogo cooperativo como ferramenta para o ensino de Libras para alunos ouvintes do quinto ano, na disciplina de Ciências, em cuja escola há alunos surdos matriculados. Sabe-se que o ensino de Libras para ouvintes é algo recente, e a valorização desta língua é fundamental para contribuir na inclusão de surdos na sociedade como um todo. Esta pesquisa delineia-se como sendo qualitativa, por meio de um estudo de campo. A amostra se configura em 20 alunos de uma turma de quinto ano de uma escola municipal da cidade de Guaramirim. Com a aplicação do jogo cooperativo verificou-se que este, por estimular atitudes de companheirismo e parceira, contribuiu para o ensino e aprendizagem de Libras bem como do conteúdo sobre reciclagem de materiais. Além disso, os alunos relataram que gostaram do jogo e que se sentiram estimulados a realizar as atividades propostas por cada casa do jogo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clevia Bittencurt Ersching, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui Pós-Graduação Latu Sensu em Educação Infantil e Séries Iniciais, graduação em Processos Gerenciais pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2010), assim como Pedagogia pela mesma instituição (2015). Também formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) em Licenciatura em Ciências da Natureza com habilitação em Física (2017). Atualmente é Mestranda em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Fabíola Sucupira Ferreira Sell, Universidade do Estado de Santa Catarina

possui licenciatura em Letras-Alemão (1995) e bacharelado em Letras-Libras (2012), ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atuou como professora horista em várias instituições de ensino superior de Santa Catarina. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Estrutura Sentencial e ensino de língua materna, bem como na área de tradução e interpretação de LIBRAS. Trabalha com ensino a distância desde 2007, e já atuou como conteudista, professora e designer instrucional na Universidade Federal de Santa Catarina e de outras instituições de ensino superior. Atualmente, é professora efetiva do curso de Pedagogia na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), lotada no Centro de Educação a Distância e ministra as disciplinas de Conteúdos e Metodologias do Ensino de Linguagem e Alfabetização e Letramento e é coordenadora de área do subprojeto PIBID - práticas leitoras multimidiais, desde 2011.

Referências

BRASIL, Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002. Brasília: Brasília: Presidência da

República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, 2002.

BRASIL. Decreto Nº. 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Brasília: Presidência da

República, Casa Civil, 2005.

BALIULEVICIUS, Nanci Luz Pimenta; MACÁRIO, Nilza Magalhães. Jogos cooperativos e valores humanos: perspectiva de transformação pelo lúdico. Fitness & performance journal, n. 1, p. 50-56, 2006.

BROTTO, Fabio Otuzi. Jogos cooperativos: o jogo e o esporte como um exercício de convivência. 1999. 197 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP.1999.

CARLOMAGNO, Márcio C.; DA ROCHA, Leonardo Caetano. Como criar e classificar categorias para fazer análise de conteúdo: uma questão metodológica. Revista Eletrônica de Ciência Política, v. 7, n. 1, 2016.

DUARTE, Anderson Simão. Ensino de Libras para ouvintes numa abordagem dialógica: contribuições da Teoria Bakhtiniana para a elaboração de material didático. 2011. 327 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2011.

GUERRA, Elaine Linhares de Assis. Manual de pesquisa qualitativa. Grupo Ănima Educação: Belo Horizonte, 2014.

GESSER, A. O ouvinte e a surdez: sobre ensinar e aprender a Libras. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

PEREIRA, Maria Cristina da Cunha. Libras: conhecimentos além dos sinais. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

MENDES, Ligia Calandro; PAIANO, Ronê; FILGUEIRAS, Isabel Porto. Jogos cooperativos: eu aprendo, tu aprendes e nós cooperamos. Revista Mackenzie de Educação física e esporte, v. 8, n. 2, 2010.

SILVA, Roseli Reis da. O ensino da libras para ouvintes: análise comparativa de três materiais didáticos. In Libras em estudo: ensino-aprendizagem / Neiva de Aquino Albres (organizadora). São Paulo: FENEIS, 2012.

SILVEIRA, Denise Tolfo. CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. A pesquisa científica. Métodos de pesquisa / [organizado por] Tatiana Engel Gerhardt e Denise Tolfo Silveira; coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

VALADÃO, Michelle Nave. RODRIGUES, Lillian Ferreira. LOURENÇO, Ana Rosa. REIS, Beatriz Gomes. Os desafios do ensino e aprendizagem da libras para crianças ouvintes e suas relações com a educação inclusiva de alunos surdos. Revista (Con) textos Linguísticos, v. 10, n. 15, p. 125-147, 2016.

Downloads

Publicado

01-07-2020

Como Citar

ERSCHING, Clevia Bittencurt; SELL, Fabíola Sucupira Ferreira. Jogo cooperativo de ciências: o ensino de Libras para alunos ouvintes do quinto ano. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 16, n. 3, p. 267–290, 2020. DOI: 10.5965/198431781632020267. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/17007. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)