Inclusão no Centro de Educação Profissional (CEFORES): perspectiva de alunos com deficiência
DOI:
https://doi.org/10.5965/19843178172021e0012Palavras-chave:
pessoa com deficiência, formação profissional, educação inclusiva, educação especialResumo
A inclusão da pessoa com deficiência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é a temática deste estudo – recorte de uma pesquisa de mestrado – e tem como objetivo analisar como os alunos com deficiência compreendem o processo de inclusão nos cursos técnicos do Centro de Educação Profissional (CEFORES), uma escola técnica vinculada à Universidade Federal do Triângulo Mineiro que oferece educação profissional, principalmente na área de saúde, desde 1990. Essa investigação também se caracteriza por: a) entender como é a convivência entre alunos com deficiência, docentes e colegas; b) identificar se esses alunos consideram que suas demandas são atendidas e c) conhecer as expectativas dos alunos com deficiência após a formação profissional. Este estudo apresenta uma abordagem qualitativa de caráter exploratório e descritivo. Como procedimentos para a coleta de dados utilizamos entrevistas com roteiro semiestruturado e os dados foram analisados por meio de análise temática. A pesquisa suscitou que além do apoio de uma educação especializada também deve-se prezar pela formação continuada dos docentes, com intuito de fornecer aos alunos com deficiência uma formação consistente.
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