Ensino de Arte na Pedagogia: possibilidades na formação continuada

Autores

  • Angélica D’Avila Tasquetto Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267332017039

Palavras-chave:

formação docente, ensino , artes visuais

Resumo

 

O objetivo deste trabalho organiza-se em articular algumas questões sobre a formação continuada em artes visuais para pedagogos. Aqui, o intuito concentra-se em discutir questões sobre a própria formação docente, incluindo alguns aspectos históricos sobre como a formação docente vem sendo pensada nos âmbitos educacionais; apontar um pouco do trajeto de um curso de formação continuada realizado com professores da rede municipal de ensino da prefeitura de Florianópolis/SC; bem como propor algumas questões para problematizar esferas da formação docente e tratar de caminhos outros para a formação continuada. Para tanto algumas articulações teóricas são elencadas como meio de potencializar a discussão e ampliar possibilidades nos espaços educacionais em concomitância com a apresentação da proposta realizada.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angélica D’Avila Tasquetto, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Licenciada e Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria.

http://lattes.cnpq.br/3514591422613415

Referências

ASPIS, Renata Lima. Resistências nas sociedades de controle: um ensino de filosofia e subversões. In: AMORIM, Antônio

Carlos; GALLO, Silvio; OLIVEIRA, Wenceslao Machado de. (orgs.). Conexões: Deleuze e Imagem e Pensamento e... Petrópolis: De Petrus, 2010.

CORAZZA, Sandra Mara. O docente da diferença. Revista Periferia/FEBF. Uerj, vol.1, nº 1, 2008. Disponível em http://www.febf.uerj.br/periferia/index_files/Page892.html Similar. Acesso em 12 de fevereiro de 2017.

DELEUZE, Gilles. Proust e os Signos. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. Rio de Janeiro: Graal, 2009

GALLO, Silvio. Deleuze e a Educação. - 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013

GALLO, Silvio. As múltiplas dimensões do aprender. Congresso de Educação Básica: Aprendizagem e Currículo. Florianópolis, 2012.

KASTRUP, Virgínia. Aprendizagem, Arte e Invenção. Psicologia em Estudo, Maringá, n. 1, p. 17-27, jan./jun. 2001.

LEITE, César Donizetti Pereira. Infância, Experiência e Tempo. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.

TADEU, Tomaz. A filosofia de Deleuze e o Currículo. Goiânia: Núcleo Editorial da FAV, 2004.

VEIGA-NETO. Algumas raízes da Pedagogia moderna. In: ZORZO, Cacilda; SILVA, Lauraci D. & POLENZ, Tamara (org.). Pedagogia em conexão. Canoas: Editora da ULBRA, 2004. p. 65-83. ISBN: 85-7528-104-6.

Downloads

Publicado

2018-02-22

Como Citar

TASQUETTO, Angélica D’Avila. Ensino de Arte na Pedagogia: possibilidades na formação continuada. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 3, n. 3, 2018. DOI: 10.5965/24471267332017039. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/12040. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção temática

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.