Ter um pano, ter um p(l)ano: tramar docências em meio ao estágio curricular
DOI:
https://doi.org/10.5965/244712671012024242Palavras-chave:
formação docente em artes visuais, estágio curricular, constituição de siResumo
O texto ensaia acerca e a partir de percursos docentes engendrados em disciplina de Estágio Curricular em Artes Visuais, proposta na formação inicial de arte educadores/as. A escrita desdobra-se a partir da apropriação de um tecido de algodão cru, um pano, sobre o qual o plano da disciplina desenvolveu-se. Sobre o p(l)ano algumas proposições foram executadas, mas também houve a apropriação deste pano como superfície de intervenção, de modo espontâneo pelos/as participantes. Exercita-se, assim, os processos de constituição docente desde intercessores poéticos e conceituais, partindo de inspirações A/R/Tográficas (Irwin, 2013) e cartográficas (Rolnik, 2016), em seus meandros metodológicos. O campo teórico vale-se de Larrosa (2004, 2017, 2018), Pereira (2016), Martins (2012), entre outras e outros. Discorre, em sua primeira parte, da instauração do p(l)ano; passa a uma escrita que narra operações e exercícios nesse p(l)ano; e, por fim, aborda aspectos da constituição docente pela perspectiva da formação estética. Aponta para a fundamental necessidade da formação estética docente, partindo, para tal, de exercícios teórico-práticos que reflitam as possibilidades de constituição poética das docências.
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