Processo de Submissão
SUBMISSÃO INICIAL
A submissão deve ser feita preferencialmente pelo autor para correspondência, que deve acessar sua conta de autor na página de acesso no menu SUBMISSÕES (Fila).
No painel de controle (página do usuário), o autor responsável pela submissão deve clicar no botão NOVA SUBMISSÃO e prosseguir com o PROCESSO DE SUBMISSÃO EM 5 ETAPAS, conforme descrito a seguir.
No Passo 1 (Início):
- Selecione o IDIOMA DA SUBMISSÃO (Português ou Inglês)
- Selecione a SEÇÃO do periódico – neste caso é o tipo de artigo (Artigo de Pesquisa, Nota de Pesquisa ou Artigo de Revisão)
- Marque os quatro REQUISITOS PARA ENVIO DE MANUSCRITO (se a submissão estiver de acordo com os requisitos)
- Marque ACEITAR A DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS E DE PRIVACIDADE (se os autores concordarem)
- Clique no botão SALVAR E CONTINUAR. Depois disso, uma nova janela será aberta para a segunda etapa
Na Etapa 2 (Transferência do Manuscrito), o autor responsável pela submissão deverá anexar dois arquivos em separado (Carta de Apresentação e Manuscrito Completo):
- Selecione a Carta de Apresentação na lista de COMPONENTES DO ARTIGO
- Clique no botão ENVIAR ARQUIVO
- Selecione o arquivo CARTA DE APRESENTAÇÃO (PDF, preferencialmente) no seu computador
- Clique no botão CONTINUAR (em 1. Carregar Arquivo)
- Clique no botão CONTINUAR novamente (em 2. Metadados)
- Clique no botão ENVIAR UM NOVO ARQUIVO (em 3. Finalização)
- Selecione o Manuscrito Completo na lista de COMPONENTES DO ARTIGO
- Clique no botão ENVIAR ARQUIVO
- Selecione o arquivo MANUSCRITO COMPLETO (DOC, preferencialmente) no seu computador
- Clique no botão CONTINUAR (em 1. Carregar Arquivo)
- Clique no botão CONTINUAR novamente (em 2. Metadados)
- Em sequência, outros arquivos podem ser anexados como materiais complementares, se for o caso (não obrigatório)
- Clique no botão CONCLUIR (em 3. Finalização)
- Clique no botão SALVAR E CONTINUAR
No Passo 3 (Inserir Metadados):
- Digite o TÍTULO DO ARTIGO em dois idiomas (Português e Inglês)
- Digite o RESUMO em dois idiomas (Português e Inglês)
- Adicione coautores, se for o caso, clicando no botão INCLUIR COAUTOR. Para cada autor, uma nova janela é aberta, e o autor responsável pela submissão deve (i) inserir Nome completo, E-mail, País e Afiliação (em inglês e idioma original, se for o caso), (ii) indicar a função do coautor (autor) e (iii) marcar a caixa de seleção correspondente a Enviar e-mail para solicitar autorização ORCID do contribuidor, caso ORCID não seja vinculado automaticamente. Por fim, clique no botão SALVAR
- Digite o ASSUNTO em dois idiomas (Português e Inglês). O assunto central é a principal área de conhecimento em que o manuscrito está inserido (subáreas podem ser incluídas)
- Digite as PALAVRAS-CHAVE em dois idiomas (Português e Inglês). Para isso, digite cada palavra-chave separadamente e pressione Enter no teclado para incluir cada uma na lista de palavras-chave
- Informe as AGÊNCIAS DE FOMENTO (se houver) em dois idiomas (Português ou idioma original e Ingles, se for o caso)
- Clique no botão SALVAR E CONTINUAR
No Passo 4 (Confirmação)
- Clique no botão FINALIZAR SUBMISSÃO. Depois disso, uma nova janela é aberta para finalizar a quarta etapa
- Clique no botão OK
No Passo 5 (Próximos Passos), o autor responsável pela submissão recebe a confirmação que sua submissão está completa
Requisitos e normas para submissão estão descritos no Menu Submissões.
SUBMISSÃO DE VERSÃO CORRIGIDA
No Passo 2 (Transferência do Manuscrito), o autor responsável pela submissão deve anexar dois arquivos separados (Carta Resposta e Manuscrito Completo):
- Carta Resposta é resposta dos autores às recomendações dos avaliadores e do editor na qual os autores devem apontar as correções feitas na versão original de acordo com a recomendação do editor. Se alguma recomendação for rejeitada pelos autores, deve ser apresentada a justificava
- Manuscrito Corrigido, neste caso, é o manuscrito corrigido, contendo todas as alterações feitas na versão original com base na recomendação do editor. Nesta etapa, o manuscrito original deve ser substituído pela versão corrigida. Autores podem combinar ambas versões, desde que indentifiquem as rodadas para facilitar a revisão.
Para isso, o autor responsável pela submissão deve seguir as seguintes subetapas durante a Etapa 2:
- Selecione a Carta Resposta na lista de COMPONENTES DO ARTIGO
- Clique no botão ENVIAR ARQUIVO
- Selecione o arquivo CARTA RESPOSTA (PDF, preferencialmente) no seu computador
- Clique no botão CONTINUAR (em 1. Carregar Arquivo)
- Clique no botão CONTINUAR novamente (em 2. Metadados)
- Clique no botão ENVIAR UM NOVO ARQUIVO (em 3. Finalização)
- Selecione o arquivo correspondente ao MANUSCRITO COMPLETO na lista SE VOCÊ ESTIVER CARREGANDO UMA REVISÃO DE UM ARQUIVO EXISTENTE, POR FAVOR, INDIQUE QUAL ARQUIVO. Depois disso, o Manuscrito Completo original é selecionado automaticamente na lista Componentes do Artigo
- Clique no botão ENVIAR ARQUIVO
- Selecione o arquivo MANUSCRITO COMPLETO corrigida (DOC, preferencialmente) no seu computador
- Clique no botão CONTINUAR (em 1. Carregar Arquivo)
- Clique no botão CONTINUAR novamente (em 2. Metadados)
- Clique no botão CONCLUIR (em 3. Finalização)
- Clique no botão SALVAR E CONTINUAR
Alterações nos metadados podem ser feitas, mas somente se o editor solicitar.