Atributos químicos de um Latossolo espacialmente relacionados com a produtividade e componentes de produção do feijão em Selvíria (MS)
Palavras-chave:
Phaeseolus vulgaris L., Geoestatística, Agricultura de precisão, Cultivo mínimo.Resumo
O feijão-comum (Phaeseolus vulgaris L.) destaca-se nos hábitos alimentares dos países latino-americanos por possuir grande importância na dieta nutricional no provimento de proteínas, ferro e carboidratos, sendo o Brasil o maior produtor mundial deste legume. Na safra agrícola 2006/2007, no município de Selvíria, MS, localizado no Cerrado Brasileiro, foi avaliada a variabilidade espacial do feijoeiro, em função dos atributos químicos de um Latossolo Vermelho distroférrico pelo sistema de cultivo mínimo, irrigado com pivô central. Objetivou-se selecionar, entre os atributos do solo pesquisado, aquele com a melhor correlação, linear e espacial, para explicar a variabilidade da produtividade do feijoeiro. Foi instalada uma malha geoestatística para a coleta de dados do solo e das plantas, com 117 pontos amostrais, em uma área de 2.025 m2 com declive homogêneo de 0,055 m m-1. A produtividade de grãos de feijão (PRG), número de vagens por planta (NVP), número de grãos por vagem (NGV), número de grãos por planta (NGP) e massa de cem grãos (MCG), representaram os atributos da planta, enquanto que P, MO e pH, representaram os atributos químicos solo coletados em três profundidades (0,00-0,10 m, 0,10-0,20 m e 0,20-0,30 m). A média produtividade de grãos do feijoeiro foi consequência de uma menor população de plantas que esse sistema proporcionou, o que pode ter sido causado pela diminuição do conteúdo de matéria orgânica.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista estão de acordo com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista os direitos autorais da primeira publicação, de acordo com a Creative Commons Attribution Licence. Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
b) Autores têm autoridade para assumir contratos adicionais com o conteúdo do manuscrito.
c) Os autores podem fornecer e distribuir o manuscrito publicado por esta revista.