Concentração de nutrientes na solução do subsolo de lavoura fertilizada com dejeto suíno

Autores

  • Wagner Sacomori Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Paulo Cezar Cassol Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Paulo Roberto Ernani Universidade do Estado de Santa Catarina
  • David José Miquelutti Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Jucinei José Comin Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luciano Colpo Gatiboni Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/223811711532016245

Palavras-chave:

Esterco, adubo orgânico, poluição da água, Zea mays.

Resumo

O expressivo crescimento e a concentração regional da suinocultura no Brasil elevam os riscos de poluição do solo e da água pelo excesso de dejeto líquido de suíno (DLS) aplicado em lavouras. O objetivo do trabalho foi avaliar o impacto do DLS na concentração de elementos na água percolada em solo sob diferentes doses desse resíduo num experimento a campo conduzido no sistema de plantio direto milho - aveia, sob Latossolo Vermelho Distroférrico. Os tratamentos consistiram em aplicações anuais de DLS nas doses 0, 50, 100 e 200 m³ ha-1; adubo mineral solúvel (AM); e DLS combinado com adubo mineral solúvel (DLS+AM), organizados no delineamento blocos completos com quatro repetições. Foram determinadas as concentrações de N mineral, P, K, Ca e Mg na solução do solo extraída por lisímetros de sucção nas profundidades de 0,4 e 0,8 m durante o 13º ano após o início das aplicações. As concentrações de N-NH4+ na solução foram maiores nas doses 100 e 200 m³ ha-1 de DLS e também quando houve aplicação de N mineral em cobertura. A dose 200 m³ ha-1 também promoveu maior concentração de N-NO3- que os demais tratamentos. A concentração de N-NH4+ foi menor do que o de N-NO3-, apesar do N do DLS ocorrer predominantemente na forma de N-NH4+. Os valores de P na solução do solo foram inferiores ao limite de detecção do método utilizado para a sua respectiva análise, indicando que não houve excesso desse nutriente na solução do solo nas profundidades avaliadas. As concentrações de K+, Ca+2 e Mg+2 na solução do solo aumentaram com as doses de DLS, evidenciando que o uso prolongado desse resíduo promove a movimentação desses cátions básicos para camadas inferiores do perfil do solo. O aumento da dose de DLS aplicada aumenta as perdas de N na forma de nitrato e de cátions básicos (K+, Ca+2 e Mg+2) por lixiviação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner Sacomori, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorando em Ciência do Solo do Centro de Ciências Agroveterinárias, com experiência em trabalhos com adubações orgânicas.

Downloads

Publicado

2016-11-11

Como Citar

SACOMORI, Wagner; CASSOL, Paulo Cezar; ERNANI, Paulo Roberto; MIQUELUTTI, David José; COMIN, Jucinei José; GATIBONI, Luciano Colpo. Concentração de nutrientes na solução do subsolo de lavoura fertilizada com dejeto suíno. Revista de Ciências Agroveterinárias, Lages, v. 15, n. 3, p. 245–258, 2016. DOI: 10.5965/223811711532016245. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/agroveterinaria/article/view/223811711532016245. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Completo - Ciência do Solo e do Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>