As particularidades do circo de rua: uma experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101462023e0301

Palavras-chave:

circos, formação circense, prática de ensino

Resumo

A rua apresenta-se ao artista circense como uma possibilidade de atuação democrática. Entretanto, ela requer conhecimentos específicos que nem sempre são oferecidos pelos espaços formativos. Apresento, aqui, um relato de experiência de pesquisa realizada no Summer Seminar Writing (about/on/with/at/the) Contemporary Circus, na Universidade de Concordia, em Montreal (Canadá). A experiência consistiu em submeter uma artista de circo com bom domínio de sua modalidade, mas sem experiência de circo de rua, a três incursões em um espaço público. Após cada incursão, a artista teve a colaboração de uma artista de rua experiente para readequar sua apresentação. Sem a pretensão de oferecer um manual de instruções ou determinar formas de atuação, busco refletir sobre a articulação da teoria com a prática, debatendo, ainda, alguns aspectos da práxis do circo de rua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lua Barreto, Universidade Estadual de Campinas

Pós-graduada em Docência Universitária pela Universidade Católica de Goiás. Doutoranda em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Performances Culturais pela Universidade Federal de Goiás (UFGO). Graduação em interpretação teatral pela Universidade Estácio de Sá.

Referências

BAFFI, Diego Elias. Olha o palhaço no meio da rua: o palhaço itinerante e o espaço público como território de jogo poético. 2009. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.

BARRETO, Lua. Saltimbancos Contemporâneos: seu aprendizado, suas escolhas e expectativas. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2018.

CARREIRA, André. Teatro de Rua: (Brasil e Argentina nos anos 1960): uma paixão no asfalto. São Paulo: Aderaldo & Rothschild Editores Ltda, 2007.

CHACOVACHI, Palhaço. Manual e Guia do Palhaço de Rua. La Plata: Contramar, 2018.

PUCCETTI, Ricardo. A Travessia do Palhaço – a busca de uma pedagogia. Campinas, SP: [s.n.], 2017.

SILVA, Juliana Oliveira. Ser, estar e fazer: notas sobre circo de rua na Amazônia. Revista de Antropologia e Arte, Campinas, v. 2, n. 7, p. 25-46, 2017.

TURLE, Licko. Teatro(s) de Rua do Brasil: a luta pelo espaço público. São Paulo: Perspectiva, 2016.

Downloads

Publicado

2023-04-27

Como Citar

BARRETO, Lua. As particularidades do circo de rua: uma experiência. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 46, p. 1–23, 2023. DOI: 10.5965/1414573101462023e0301. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23177. Acesso em: 28 mar. 2024.