Do picadeiro às salas de aula, memórias e reflexões sobre um aprendizado e suas reverberações pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102472023e0107

Palavras-chave:

Circo, Palhaço/a, Pedagogia, Artes cênicas

Resumo

Esse artigo aborda relatos e reflexões sobre a linguagem de palhaços/as circenses, a partir da experiência da autora como integrante da companhia brasiliense Circo Udi Grudi, investigando possíveis contribuições para a pedagogia das artes cênicas na atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cecilia Borges, University of Brasília

Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduação em Educação Artística pela Universidade de Brasília (UnB). Professora na graduação em Artes Cênicas na Universidade de Brasília (UnB).

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec; Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2008.

BENÍCIO, Eliene. Saltimbancos urbanos: o circo e a renovação teatral no Brasil 1980-2000. São Paulo: Perspectiva, 2018.

BOLOGNESI, Mário. Palhaços. O Percevejo, Rio de Janeiro, ano 8, n. 8, 2000.

BOLOGNESI, Mário. Palhaços. São Paulo: Editora UNESP, 2003.

BOLOGNESI, Mário. Circos e palhaços brasileiros. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.

BORGES, Cecília de Almeida. Quatro ensaios sobre uma tese: entre o circo e o butô, erro e errâncias em processos de criação e ensino-aprendizagem nas artes da cena. Tese (Doutorado em Artes Cênicas. Universidade Federal da Bahia, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34213. Acesso em: 26 jul. 2023.

FERREIRA, Marco Francisco Nery. No vertiginoso picadeiro soviético. Repertório, Salvador, ano 13, n. 15, jul. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/5208. Acesso em: 26 jul. 2023.

FREIXE, Guy. A improvisação e o jogo com máscara na formação do ator. Cena, Porto Alegre, n. 23, p.184-193, set./dez. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.22456/2236-3254.70441. Acesso em: 26 jul. 2023.

FREUD, Sigmund. Os chistes e sua relação com o inconsciente. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1996.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.

THAIS, Maria. Na cena do Dr. Dapertutto: poética e pedagogia em V. E. Meierhold. São Paulo: Perspectiva/FAPESP, 2009.

Downloads

Publicado

2023-07-24

Como Citar

BORGES, Cecilia. Do picadeiro às salas de aula, memórias e reflexões sobre um aprendizado e suas reverberações pedagógicas. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 47, p. 1–21, 2023. DOI: 10.5965/1414573102472023e0107. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23232. Acesso em: 13 dez. 2024.

Edição

Seção

Artes do Palhaço, Artes do Circo, Circo-Teatro e Comicidade Popular II